ELEIÇÕES NA ESCOLA: UMA DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-76793Palavras-chave:
Eleições, Crítica, Geografia, Práticas PedagógicasResumo
No processo de ensino da geografia, as práticas pedagógicas se fazem um componente primordial para propor novos métodos de transmitir conhecimento aos alunos. Dentro deste processo buscou-se produzir uma dinâmica eleitoral com os alunos de uma escola municipal de Diamantina-MG, onde conhecer o sistema político e suas várias formas de governo se faz primordial para construir um novo modelo de sociedade participativa e um país edificado. Teve como objetivo estimular a crítica e a consciência dos deveres e direitos, além de instigar os alunos a serem eleitores conscientes. Utilizou-se como método uma prática aos moldes de eleições municipais entre os alunos, com candidatos a vereador e prefeito. Dentre os resultados obtidos, a organização da prática, o envolvimento dos alunos, o estimulo às reflexão e crítica e a quebra de paradigmas foram os pontos chaves.
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