ELEIÇÕES NA ESCOLA: UMA DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A POLÍTICA

Autores/as

  • Matheus Marques da Silva Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0009-0003-9019-9833
  • Tiago Araújo Campos Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Maria de Fátima de Macedo Oliveira Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-76793

Palabras clave:

Eleições, Crítica, Geografia, Práticas Pedagógicas

Resumen

No processo de ensino da geografia, as práticas pedagógicas se fazem um componente primordial para propor novos métodos de transmitir conhecimento aos alunos. Dentro deste processo buscou-se produzir uma dinâmica eleitoral com os alunos de uma escola municipal de Diamantina-MG, onde conhecer o sistema político e suas várias formas de governo se faz primordial para construir um novo modelo de sociedade participativa e um país edificado. Teve como objetivo estimular a crítica e a consciência dos deveres e direitos, além de instigar os alunos a serem eleitores conscientes. Utilizou-se como método uma prática aos moldes de eleições municipais entre os alunos, com candidatos a vereador e prefeito. Dentre os resultados obtidos, a organização da prática, o envolvimento dos alunos, o estimulo às reflexão e crítica e a quebra de paradigmas foram os pontos chaves.

Biografía del autor/a

  • Matheus Marques da Silva, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Bacharel em Ciências Humanas, graduando de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

  • Tiago Araújo Campos, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Licenciado em Geografia e bacharel em Ciências Humanas – UFVJM, com pós-graduação latu sensu em Ensino de Geografia.

  • Maria de Fátima de Macedo Oliveira, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Licenciada em Geografia e bacharel em Ciências Humanas (UFVJM).

Referencias

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Publicado

2019-04-15

Número

Sección

Relato de experiência

Cómo citar

ELEIÇÕES NA ESCOLA: UMA DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA E A POLÍTICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 165–174, 2019. DOI: 10.14393/REG-v9-2018-76793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76793. Acesso em: 28 dec. 2025.