ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E HUMANA POR MEIO DE JOGO DE TABULEIRO

Autores

  • Mariane Félix da Rocha Secretaria de Educação do Estado do Paraná
  • Luiz Paulo P. Fernandes

Palavras-chave:

Jogo de tabuleiro, Ensino, Rochas, Industrialização, Migrações

Resumo

Os jogos no ensino são uma importante ferramenta para a diversificação dos recursos didáticos, oferecendo ao estudante a chance de participar ativamente da construção de seu próprio conhecimento, além de estimular a ludicidade, a socialização e o trabalho em equipe, dependendo da característica do jogo. Esse trabalho objetiva divulgar uma prática educativa envolvendo uma adaptação do jogo de tabuleiro Perfil no ensino dos conteúdos relativos a rochas, industrialização e migrações, com foco nas turmas de Ensino Médio, aplicado junto aos alunos do Curso Técnico Integrado em Cooperativismo do IFPR – Campus Pitanga. Com isso, espera-se que outros professores possam utilizar esse jogo em suas aulas, tornando-as mais dinâmicas, bem como fomente a criação de novos jogos com fins didáticos.

Biografia do Autor

  • Mariane Félix da Rocha, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

    Mestre em Geografia pela UFPR. Professora na rede pública estadual do Paraná.

  • Luiz Paulo P. Fernandes

    Especialista em Análise Ambiental pela UFPR. Atua como consultor técnico ambiental.

Referências

LIMA, Magali Fonseca de Castro. Brincar e aprender: o jogo como ferramenta pedagógica no ensino de Física. 2011. 88 p. Dissertação (Mestrado em Física) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ.

PINHEIRO, I. A.; SANTOS, V. S.; RIBEIRO FILHO, F. G. Brincar de geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Equador (UFPI), Teresina-PI, v. 2, n. 2, p. 25-41, 2013.

SANTOS, Cardoso dos Santos. A Importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. 2010. 50 p. Monografia (Especialização) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E HUMANA POR MEIO DE JOGO DE TABULEIRO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 155–164, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76792. Acesso em: 11 maio. 2025.