DAS ESCOLAS RURAIS ÀS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE TERRA BOA-PARANÁ

Autores

  • Liriani de Lima Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Colonização, Modernização do campo, Educação do campo, Ensino

Resumo

A pesquisa retrata o histórico da educação do campo no município de Terra Boa, localizado na mesorregião centro-ocidental do estado do Paraná, em três momentos: o primeiro diz respeito à criação das escolas rurais e se relaciona ao processo de colonização realizado no município, efetivado por uma empresa privada. À medida que os lotes urbanos e rurais iam sendo comercializados, a demanda por escolas aumentava. Tanto a empresa quanto o estado procurou atender as necessidades da população, a primeira, cedeu lotes para a construção de escolas e o segundo organizou e responsabilizou-se pela manutenção do ensino. Em um segundo momento, seguindo a tendência que ocorria no estado do Paraná, as escolas rurais do município foram sendo extintas. Fatores como a diminuição da população rural frente ao processo de modernização da agricultura e, principalmente, as políticas educacionais, foram os responsáveis pelo fechamento destas escolas. Por último, é abordada a política para educação do campo existente no Paraná e a instituição das escolas do campo no município. Para conhecer a realidade destas instituições e de que forma elas buscam valorizar a cultura do campo, foi realizada a leitura e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos e entrevistas semiestruturadas com professores e equipe pedagógica. Os resultados apontam para a necessidade de formação dos professores afim de que tenham ferramentas que garantam o desenvolvimento pleno dos estudantes, trabalhando os conteúdos previstos no currículo escolar de forma mais significativa e próxima da realidade dos discentes.

Biografia do Autor

  • Liriani de Lima Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Graduada (Licenciatura) em Geografia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Mestre e doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

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Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DAS ESCOLAS RURAIS ÀS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE TERRA BOA-PARANÁ. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 145–154, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76788. Acesso em: 11 maio. 2025.