DAS ESCOLAS RURAIS ÀS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE TERRA BOA-PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-76788Palabras clave:
Colonização, Modernização do campo, Educação do campo, EnsinoResumen
A pesquisa retrata o histórico da educação do campo no município de Terra Boa, localizado na mesorregião centro-ocidental do estado do Paraná, em três momentos: o primeiro diz respeito à criação das escolas rurais e se relaciona ao processo de colonização realizado no município, efetivado por uma empresa privada. À medida que os lotes urbanos e rurais iam sendo comercializados, a demanda por escolas aumentava. Tanto a empresa quanto o estado procurou atender as necessidades da população, a primeira, cedeu lotes para a construção de escolas e o segundo organizou e responsabilizou-se pela manutenção do ensino. Em um segundo momento, seguindo a tendência que ocorria no estado do Paraná, as escolas rurais do município foram sendo extintas. Fatores como a diminuição da população rural frente ao processo de modernização da agricultura e, principalmente, as políticas educacionais, foram os responsáveis pelo fechamento destas escolas. Por último, é abordada a política para educação do campo existente no Paraná e a instituição das escolas do campo no município. Para conhecer a realidade destas instituições e de que forma elas buscam valorizar a cultura do campo, foi realizada a leitura e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos e entrevistas semiestruturadas com professores e equipe pedagógica. Os resultados apontam para a necessidade de formação dos professores afim de que tenham ferramentas que garantam o desenvolvimento pleno dos estudantes, trabalhando os conteúdos previstos no currículo escolar de forma mais significativa e próxima da realidade dos discentes.
Referencias
ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. 214 p. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 04 de fevereiro de 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02 de 28/04/2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em 05 de março de 2017.
______. Resolução CNE/CEB nº 01 de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em 05 de março de 2017.
ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO MANOEL ANTÔNIO DA CUNHA. Projeto Político Pedagógico. Terra Boa-PR, Distrito de Malu. 2016.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO MANOEL MARQUES ROSA. Projeto Político Pedagógico. Terra Boa-PR, Distrito de Malu. 2016.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Séries Estatísticas. Disponível em: <http://seriesestatisticas.ibge.gov.br>. Acesso em 20 de janeiro de 2017.
PARANÁ (Estado). Conselho Estadual de Educação. Parecer CEE/CEB nº 1011/2010 de 06/10/2010. Institui a Educação do Campo como uma Política Pública. Disponível em: . Acesso em 05 de março de 2017.
______. Secretaria do Estado da Educação. Resolução nº 4783/2010 - GS/SEED. Institui a Educação do Campo como Política Pública Educacional. Disponível em: . Acesso em 10 de março de 2017.
RAMOS, Lilian M. P. de Carvalho. Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense. Cad. Pesq., São Paulo, n. 77, p. 19-23, maio 1991. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n77/n77a02.pdf>. Acesso em 10 de fevereiro de 2017.
SANTOMÉ, Jurjo. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: Silva, Tomaz T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Liriani de Lima Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


