O ENSINO DO CONTEÚDO DE CERRADO: REALIDADE E DEMANDAS

Autores

Palavras-chave:

Formação social, Pertencimento, Bioma-território

Resumo

A presente pesquisa buscou identificar como o Cerrado tem sido mediado enquanto conteúdo da disciplina de Geografia no ensino médio da rede pública do estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como sujeitos professores da disciplina e elencou dados por meio de entrevista semiestruturada e análise documental. Ao final dessa pesquisa, identificou-se que o professor tem enfrentado alguns desafios para abordar o conteúdo de Cerrado, sendo que as principais são: a inexistência de bibliografias qualificadas para o ensino médio e falta de recursos metodológicos. Entende-se que tais questões podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo, a formação social e a construção do sentimento de pertencimento do aluno ao seu lugar.  Assim, conclui-se nesse trabalho dois aspectos relevantes: a necessidade de elaboração de materiais didáticos que contemple o Cerrado em uma perspectiva que se aproxime da realidade do aluno pertencente a esse Bioma-território, e também a importância da formação continuada do professor.

Biografia do Autor

  • Luline Silva Carvalho Santos, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, professora efetiva da educação básica, Secretaria estadual de educação do Mato Grosso.

  • Willian Ferreira da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG-Regional Jataí)

    Doutor em Geografia, professor adjunto na Unidade Acadêmica Especial de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí.  

  • Suzana Ribeiro Lima Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG–Regional Jataí)

    Doutora em Geografia, professora adjunto na Unidade Acadêmica Especial de Estudos Geográficos da  Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí.  

Referências

AB’SABER, A.N.. Os domínios morfoclimáticos na América do Sul: primeira aproximação. Geomorfologia, São Paulo, v. 53, p.1-23, 1977.

BAGANHA, D. E. O papel e o uso do livro didático de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2010. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/M10_Denise%20Estorilho%20Baganha.pdf>. Acesso em : 26 maio de 2014

BARREIRA, C. C. M. A; CHAVEIRO, Eguimar F. Cartografia de um pensamento de Cerrado. In: PELÁ, Márcia; CASTILHO, Denis (org). Cerrado: perspectivas e olhares. Goiânia: Vieira, 2010. p.15-34. Disponível em: <http://laboter.iesa.ufg.br/up/214/o/Livro_CERRADOS_perspectivas_e_olhares.pdf>. Acesso em: 22 de jul. de 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em 23/09/2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília : MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em 07 de jan de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília : MEC/SEF, 2007 Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf>. Acesso em 07 de jan de 2013.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In:

CASTROGIOVANNI, A.C. et al. (orgs.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2010, p. 83-134.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. O misterioso mundo que os mapas escondem. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carloset al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, p. 31 – 48.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

CHAVEIRO, Eguimar F; BARREIRA, C. C. M. A. Cartografia de um pensamento de Cerrado. In: PELÁ, Márcia; CASTILHO, Denis. Cerrados: perspectivas e olhares. Goiânia: Vieira, 2010. 182 p., p. 15-34.

FERREIRA, I. M. Paisagens do cerrado. In: Simpósio de ensino, pesquisa, extensão e cultura do campus de Catalão/UFG - SEPEC, 1. Catalão (GO), 2005. Anais... Catalão (GO): Campus de Catalão/UFG, 2005. [v. CD-ROM]

FIGUEIREDO, V.S.; SILVA, G, S, C. A importância da aula de campo na prática em geografia. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 10. Porto Alegre (RS), 2009. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT3/tc3%20(10).pdf>. Acesso em 07 de jan. 2014.

GOIÁS (org). Referenciais Curriculares para o Ensino Médio. Goiânia: Editora Formato, 2010.

GOIÁS. Currículo Referência da Rede Estadual de Goiás. Goiânia: Seduc, 2012. Disponível em: <http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf>. Acesso em: 08 de jan. de 2014.

GOMES, H. Universo Cerrado. Goiania: Ed. da UCG, 2008 <http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/70434>. Acesso em 07 de jan de 2014

MENDONÇA, M. R.; MESQUITA, H. A.. O Agro-Hidro-Negócio no Cerrado Goiano: a construção das (re)existências. In: Encuentro Latino Americano Ciencias Sociales y Represas, 1, e Encontro Brasileiro Ciências Sociais e Barragens, 2., 2007, Salvador, 2007. Anais... Salvador: UFBA, 2007, p. 1-15. Disponível em: <http://www.uff.br/vsinga/trabalhos/Trabalhos%20Completos/Silas%20Pereira%20Trindade.pdf>. Acesso em 07 de mar. de 2014.

RICHTER, Denis. As mudanças no ensino de Geografia para uma ação efetiva da Cartografia Escolar. Revista GeoUECE, v. 3, n. 4, p. 217-237, jan./jun. 2014. Disponível em: .

SILVA C. E. M. Ordenamento Territorial no Cerrado brasileiro: da fronteira monocultora a modelos baseados na sociobiodiversidade territorial. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 1, n. 19, p. 89-109, 2009. Disponível em : <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/view/16407>. Acesso em 17 de jul. de 2015.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ENSINO DO CONTEÚDO DE CERRADO: REALIDADE E DEMANDAS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 126–144, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76787. Acesso em: 11 maio. 2025.