O ENSINO DO CONTEÚDO DE CERRADO: REALIDADE E DEMANDAS
Palavras-chave:
Formação social, Pertencimento, Bioma-territórioResumo
A presente pesquisa buscou identificar como o Cerrado tem sido mediado enquanto conteúdo da disciplina de Geografia no ensino médio da rede pública do estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como sujeitos professores da disciplina e elencou dados por meio de entrevista semiestruturada e análise documental. Ao final dessa pesquisa, identificou-se que o professor tem enfrentado alguns desafios para abordar o conteúdo de Cerrado, sendo que as principais são: a inexistência de bibliografias qualificadas para o ensino médio e falta de recursos metodológicos. Entende-se que tais questões podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo, a formação social e a construção do sentimento de pertencimento do aluno ao seu lugar. Assim, conclui-se nesse trabalho dois aspectos relevantes: a necessidade de elaboração de materiais didáticos que contemple o Cerrado em uma perspectiva que se aproxime da realidade do aluno pertencente a esse Bioma-território, e também a importância da formação continuada do professor.
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