ATIVIDADES COM FOTOGRAFIAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Fotografia, Livro Didático, Espaço Urbano, Ensino de GeografiaResumo
Este trabalho busca refletir sobre como as atividades com fotografias podem auxiliar no ensino de Geografia. Em 2018, na pesquisa de campo para tese de doutorado, desenvolvemos atividades de análise de fotografias (dos livros didáticos de Geografia, da internet e feitas pelos alunos) buscando compreender como elas poderiam estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas e processos que moldam o espaço urbano. As atividades foram feitas com 55 estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná (Ensino Médio e Universitário). As fotografias são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e se transformarem em conhecimento geográfico.
Referências
COSTA, Luciano B. da. Imagem dialética e imagem crítica: fotografia e percepção na metrópole moderna e contemporânea. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2010.
DETRAN-PR. Estatísticas de Trânsito - Frota de veículos por Tipo e Município 2018. Disponível em: <http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php? tema= transitoseguro&id=638>. Acesso 12 de jul. 2018.
GARUTTI, Sandra L. P. S.; LOPES, C. S. O uso da fotografia no ensino da geografia e a transformação do espaço geográfico. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2018.
JORNAL DE BELTRÃO. Governo libera mais 16 milhões para o projeto de contenção das enchentes. 26 de junho, 2018. Disponível em: <http://www.jornaldebeltrao.com.br /noticia/276096/governo-do-parana-libera-mais-r-16milhoes-para-o-projeto-de-contencao-das-enchentes>. Acesso em: 04 jul. 2018.
KAERCHER, Nestor A. Desafios e utopias no ensino de Geografia. 4.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
________. Os movimentos que meus mestres me ensinam: DDD’s, signos, alimentos, escadas, luzes, grenais. In: CASTROGIOVANNI, Antonio C.; TONINI, Ivaine M.; KAERCHER, Nestor A. (orgs.). Movimentos no ensinar geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso-Lugar-Cultura, 2013.
SANTOS, Eliete M.. A produção do espaço urbano e a imagem da cidade pelo migrante jovem. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v.8, n. 24, p. 33-45, Dez./2007. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/issue/view/757>. Acesso em: 2 out. 2017.
THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: Geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geociências. Porto Alegre, 2018.
TONINI, Ivaine M. Imagens nos livros didáticos de Geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia. Mercator, ano 2, n. 4, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alcimar Paulo Freisleben, Nestor André Kaercher

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.