ATIVIDADES COM FOTOGRAFIAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v9-2018-76785Keywords:
Fotografia, Livro Didático, Espaço Urbano, Ensino de GeografiaAbstract
Este trabalho busca refletir sobre como as atividades com fotografias podem auxiliar no ensino de Geografia. Em 2018, na pesquisa de campo para tese de doutorado, desenvolvemos atividades de análise de fotografias (dos livros didáticos de Geografia, da internet e feitas pelos alunos) buscando compreender como elas poderiam estimular o aluno à reflexão sobre as dinâmicas e processos que moldam o espaço urbano. As atividades foram feitas com 55 estudantes da rede pública de ensino do estado do Paraná (Ensino Médio e Universitário). As fotografias são um importante recurso para o professor na construção dos conceitos geográficos, possibilitando aos alunos serem atores da transformação social na escola e no espaço geográfico de suas cidades. Portanto é imprescindível que o professor de Geografia aproxime o aluno de abordagens didáticas que utilizem fotografias, para que a curiosidade e a reflexão possam se manifestar e se transformarem em conhecimento geográfico.
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