TEMÁTICAS DE DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco (UFPB)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação de professores, Diversidade, Diferenças

Resumo

Os atuais roteiros do ensinar Geografia apresentam descompassos com os ritmos dos movimentos sociais contemporâneos. O engessamento das temáticas, tratadas tanto na formação quanto na prática dos professores de Geografia, reforça um forte caráter estruturalista e silenciador das diferenças e da diversidade em sala de aula e, consequentemente, na escola. O presente artigo pretende argumentar acerca das trajetórias de desafios e possibilidades para o trato das temáticas de diversidade na formação de professores e nas práticas escolares em Geografia. Para tanto, recorre-se ao levantamento de referências que permitam construir uma problematização necessária sobre a temática, incorrendo num entretecimento necessário entre tendências e perspectivas que fundamentem o acesso e a desmistificação do trato das questões.

Biografia do Autor

  • Lucas Antônio Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPB)

    Doutorando em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEMÁTICAS DE DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 59–73, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76783. Acesso em: 11 maio. 2025.