UM ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA URBANA DE SANTA MARIA/RS COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Especulação Imobiliária, Santa Maria, Ensino FundamentalResumo
A Geografia urbana dentro do contexto escolar é de extrema importância, pois permite entender a produção e reprodução do espaço nas cidades. Além disso, é um dos temas que devem ser desenvolvidos no terceiro ciclo (6º e 7º anos) da educação básica. Porém, para a aprendizagem de um tema tão complexo e significativo é de grande valia trabalhar com o espaço vivido. Com base nisso, desenvolveu-se a sequência didática apresentada no presente relato. Seu objetivo geral foi compreender a distribuição dos imóveis, por valor e por bairro, na área urbana do município de Santa Maria (RS). Constatou-se que a atividade proposta contribuiu para a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o raciocínio crítico sobre o que é a especulação imobiliária e com a identificação de elementos que comprovem isso em seu município de residência.
Referências
CAMPOS FILHO, C. M. Cidades brasileiras: seu controle ou o caos. 4. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE – SIDRA. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 1 de junho de 2016.
LEFEBVRE, H. A revolução Urbana. Trad. Sergio Martins. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
RODRIGUES, A. H. V.; DE HOLANDA, V. C. C. As feições da especulação imobiliária e a produção do espaço da cidade média de Sobral-Ce. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 14, n. 2, p. 44-58, 2012.
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. 5. ed., 1. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista, Roberto Cassol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.