UM ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA URBANA DE SANTA MARIA/RS COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Natália Lampert Batista Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (RS) https://orcid.org/0000-0002-1884-2340
  • Roberto Cassol Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Especulação Imobiliária, Santa Maria, Ensino Fundamental

Resumo

A Geografia urbana dentro do contexto escolar é de extrema importância, pois permite entender a produção e reprodução do espaço nas cidades. Além disso, é um dos temas que devem ser desenvolvidos no terceiro ciclo (6º e 7º anos) da educação básica. Porém, para a aprendizagem de um tema tão complexo e significativo é de grande valia trabalhar com o espaço vivido. Com base nisso, desenvolveu-se a sequência didática apresentada no presente relato. Seu objetivo geral foi compreender a distribuição dos imóveis, por valor e por bairro, na área urbana do município de Santa Maria (RS). Constatou-se que a atividade proposta contribuiu para a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o raciocínio crítico sobre o que é a especulação imobiliária e com a identificação de elementos que comprovem isso em seu município de residência.

Biografia do Autor

  • Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Natália Lampert Batista, Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (RS)

    Doutoranda no PPGGeo da UFSM e professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental junto ao CAIC “Luizinho de Grandi”.

  • Roberto Cassol, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Professor Dr. do Departamento de Geografia e Geociências e no PPGGeo da UFSM.

Referências

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Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UM ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA URBANA DE SANTA MARIA/RS COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 35–45, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76779. Acesso em: 10 maio. 2025.