CIBERESPAÇOS DE RECURSOS DIDÁTICOS: OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Graziani Mondoni Silva Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) https://orcid.org/0009-0005-4771-7898
  • Vanessa Battestin Nunes Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Objetos de aprendizagem, Ensino-aprendizagem

Resumo

O uso de tecnologias digitais é crescente na educação, com isso, muitos recursos digitais são produzidos e estão disponíveis na web. Porém, muitas vezes os professores se sentem perdidos e inseguros, dada a grande quantidade e diversidade de materiais disponíveis e há dificuldades em identificar os que de fato podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem por objetivo analisar repositórios digitais que disponibilizam objetos de aprendizagem (OA) que possam ser uteis no ensino da Geografia escolar. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma revisão sistemática, através da qual foram selecionados repositórios digitais que trazem OA que podem contribuir ao processo de ensino-aprendizagem, identificando as séries/anos em que podem ser utilizados, a abordagem pedagógica predominante e quais os seus tipos de mídia. Os repositórios selecionados apresentam uma quantidade significativa de OA, os quais usam de diversos tipos de mídia para abordar os conteúdos geográficos. Observou-se que, entre os OA, há um predomínio dos tipos de mídias que favorecem uma ação pedagógica baseada na teoria de aprendizagem instrucional, enquanto que as demais abordagens pedagógicas são perceptíveis em um número reduzido de objetos de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Graziani Mondoni Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Prof. Msc. do Campus Centro-Serrano do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

  • Vanessa Battestin Nunes, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

    Profª. Drª. do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes

Referências

BRASIL. Missão. Banco Internacional de Objetos Educacionais, 2008. Disponivel em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/staticspages?t=0>. Acesso em: 2015 Dezembro 2015.

CRISTOVÃO, H. M.; NOBRE, I. A. M. Softaware educativo e objetos de aprendizagem. In: NOBRE, I. A. M., et al. Informática na educação: um caminho de possibilidades e desafios. Vitória (ES): Editora Ifes, 2011. Cap. 6, p. 127-160.

GALAFASSI, P.; GLUZ, C.; GALAFASSI, C. Análise Crítica das Pesquisas Recentes sobre as Tecnologias de Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Brasileira de Informática na Educação, [S.l], v. 21, n. 03, p. 100, Mar. 2014. ISSN 1414-5685. Disponivel em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2351>. Acesso em: 20 Set. 2014.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele University. Keele, UK, p. 1-26. 2004. (353-7776).

LITTO, F. M. Aprendizagem a distância. Imprensa Oficial do estado de São Paulo: [s.n.], 2010. Disponivel em: <http://livraria.imprensaoficial.com.br/media/ebooks/12.0.813.730.pdf>. Acesso em: 13 Dezembro 2015.

RIBEIRO, A. E. Tecnologia Digital. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores, acessado em 15 maio 2016. ISSN 9788580070798. Disponivel em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital>. Acesso em: 15 maio 2016.

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J. A.; [ORG] O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. Cap. 1, p. 1-13. Disponivel em: <http://www.nied.unicamp.br/oea/pub/livro1/cap1.zip>. Acesso em: 15 Maio 2015.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. A. The Instructional Use of Learning Objects. [S.l.]: Online Version, 2000. Disponivel em: <http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc>. Acesso em: 22 Outubro 2014.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CIBERESPAÇOS DE RECURSOS DIDÁTICOS: OS REPOSITÓRIOS DIGITAIS E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 4–22, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76777. Acesso em: 10 maio. 2025.