CONCEITOS CARTOGRÁFICOS NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: APROXIMANDO SABERES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76775Palabras clave:
Alfabetização cartográfica, Geografia, ConhecimentoResumen
O presente relato analisa práticas em alfabetização cartográfica realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com temática introdutória aos conceitos cartográficos, como escala, título, legenda, orientação, fonte de dados e organização. O objetivo proposto é trazer uma metodologia didática que utilize elementos reais presentes no cotidiano dos alunos para uma construção consolidada do conhecimento. A metodologia se pautou em exposições didáticas e trabalhos individualizados e em grupos, relacionados aos mapas e aos trajetos na própria cidade. Os resultados foram surpreendentes, pois os alunos conseguiram aplicar os conceitos na realidade concreta, visto que a percepção do real foi aflorada por meio da representação cartográfica do mundo vivido.
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