CONCEITOS CARTOGRÁFICOS NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: APROXIMANDO SABERES

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização cartográfica, Geografia, Conhecimento

Resumo

O presente relato analisa práticas em alfabetização cartográfica realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com temática introdutória aos conceitos cartográficos, como escala, título, legenda, orientação, fonte de dados e organização. O objetivo proposto é trazer uma metodologia didática que utilize elementos reais presentes no cotidiano dos alunos para uma construção consolidada do conhecimento. A metodologia se pautou em exposições didáticas e trabalhos individualizados e em grupos, relacionados aos mapas e aos trajetos na própria cidade. Os resultados foram surpreendentes, pois os alunos conseguiram aplicar os conceitos na realidade concreta, visto que a percepção do real foi aflorada por meio da representação cartográfica do mundo vivido.

Biografia do Autor

  • Rafael Aparecido Gonçalves Xavier, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

    Licenciado em Geografia e estudante de Especialização em Ensino de Geografia – Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

CONCEITOS CARTOGRÁFICOS NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: APROXIMANDO SABERES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 161–171, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76775. Acesso em: 2 abr. 2025.