CONCEITOS CARTOGRÁFICOS NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO INICIAL PARA A DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: APROXIMANDO SABERES
Palavras-chave:
Alfabetização cartográfica, Geografia, ConhecimentoResumo
O presente relato analisa práticas em alfabetização cartográfica realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com temática introdutória aos conceitos cartográficos, como escala, título, legenda, orientação, fonte de dados e organização. O objetivo proposto é trazer uma metodologia didática que utilize elementos reais presentes no cotidiano dos alunos para uma construção consolidada do conhecimento. A metodologia se pautou em exposições didáticas e trabalhos individualizados e em grupos, relacionados aos mapas e aos trajetos na própria cidade. Os resultados foram surpreendentes, pois os alunos conseguiram aplicar os conceitos na realidade concreta, visto que a percepção do real foi aflorada por meio da representação cartográfica do mundo vivido.
Referências
ALVES, Rubem. A alegría de ensinar. 3. ed. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.
ANDRADE, Juliano; FRANCISCHETT, Mafalda; AGUIAR, Waldiney. Ensino de geografia: abordagens sobre representadores geocartográficas e formação do professor. Cascavel: EDUNIOESTE, 2012.
OLIVEIRA, Ciléia; TSUKAMOTO, Ruth. A utilização do mapa nas aulas de cartografia em Cambé - PR. In: ASARI, Alice, et. al. Múltiplas geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: AGB/Londrina, 2004, p. 25-38.
CASTROGIOVANNI, Antônio. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
DUARTE, Paulo. Escala: Fundamentos. 2. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1983.
FAVARÃO, Cláudia; ARCHELA, Rosely. Ensaio metodológico de cartografia no ensino fundamental. Revista Geografia (Londrina), v. 20, n. 3, p. 25-34. Londrina: UEL, 2011.
FRANCISCHETT, Mafalda. A cartografia no ensino de geografia: a aprendizagem mediada. Cascavel, EDUNIOESTE, 2004.
______. A cartografia no ensino de geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Ed.: KroArt, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo)
______. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
PRADO, Adélia. O mapa nosso de cada dia. In: SOUZA NETO, Manoel Fernandes de. Aulas de geografia e algumas crônicas. 2. ed. Campina Grande: Bagagem, 2008, p. 58.
UEL. Atlas digital: região metropolitana de Londrina. Disponível em <http://www.uel.br/projetos/atlasrml/mapas/rml.html>. Acesso em 21 jan. 2017
RAISZ, Erwin. Cartografia Geral. Título original em inglês: General Cartography. Tradução: SCHNEIDER, Neide; NEVES, Péricles. Rio de Janeiro: Editora Científica, 1969.
SALVI, Rosana; et. al. Unicidade-diversidade na visão geográfica. Londrina: EDUEL/Midiograf, 2012. v. 500. 192p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rafael Aparecido Gonçalves Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.