CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL

Autores

  • Klevia Lima Delmiro Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari (Univates) https://orcid.org/0000-0002-6566-0451

Palavras-chave:

Projeto pedagógico, Formação de professor, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este estudo tem como intuito analisar e identificar as diversas concepções que embasam as práticas de ensino contidas nos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas. Para tal, analisamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) bem como contamos com a interpretação das falas da coordenação, de estudantes e de um docente do referido curso. Neste sentido, nos utilizamos de questionários e entrevistas semi-estruturadas abordando os elementos teóricos e históricos da formação dos professores de Geografia na instituição analisada. Destacamos que a multiplicidade de concepções em torno da prática de ensino embasadas no PPC e aportadas nas bases teóricas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais encontram-se desarticuladas, sendo necessário repensar o currículo da Geografia para o curso de Licenciatura analisado.

Biografia do Autor

  • Klevia Lima Delmiro, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Mestra em Gestão e Política da Educação. Professora e pesquisadora UAB/UFAL.

  • Claudionor de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ambiente e Desenvolvimento-PPGAD, Universidade do Vale do Taquari Univates, RS. Bolsista Capes.

Referências

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 125–148, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76773. Acesso em: 2 abr. 2025.