CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA NO CURSO DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL
Palavras-chave:
Projeto pedagógico, Formação de professor, Ensino, AprendizagemResumo
Este estudo tem como intuito analisar e identificar as diversas concepções que embasam as práticas de ensino contidas nos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas. Para tal, analisamos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) bem como contamos com a interpretação das falas da coordenação, de estudantes e de um docente do referido curso. Neste sentido, nos utilizamos de questionários e entrevistas semi-estruturadas abordando os elementos teóricos e históricos da formação dos professores de Geografia na instituição analisada. Destacamos que a multiplicidade de concepções em torno da prática de ensino embasadas no PPC e aportadas nas bases teóricas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais encontram-se desarticuladas, sendo necessário repensar o currículo da Geografia para o curso de Licenciatura analisado.
Referências
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Base da Educação Nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 9/2001, de 17 de janeiro de 2001. Institui diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Brasília, DF,18 jan. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 021/2001, de 6 de agosto de 2001. Estabelece a duração e carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 agosto. 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 27/2001, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao item 3.6, alínea c, do Parecer CNE/CP 9-2001, que dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 28/2001, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 1/2002, de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18fev. 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CPn. 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 04 março 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 14/2002,de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 abril. 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 5/2006, de 04 de abril de 2006. Aprecia Indicação CNE/CP nº 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 04 abril. 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 20 e 40.
RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Klevia Lima Delmiro, Claudionor de Oliveira Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.