A ESCOLA COMO LUGAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Profissão, Processo, AprendizagemResumo
As ações existentes na política de formação continuada de professores ocorrem de maneira desconexa, os cursos em muitos casos não têm continuidade e quando muda o governo muitos cursos são extintos. Diante disso, há a necessidade que se construa a concepção de que a formação docente também pode considerar a escola como lugar central, sendo necessário para isso o envolvimento cooperativo dos diretores, dos coordenadores e dos professores. Tais ações não constituem uma panaceia, mas, sem dúvida, acreditamos que podem contribuir na elaboração de possibilidades para os professores de Geografia no enfrentamento das inúmeras situações em prol do desenvolvimento do raciocínio geográfico junto ao aluno na educação básica. Sendo assim, este estudo objetiva analisar o papel da escola na formação continuada do professor de Geografia. Diante disso, utilizamos como procedimento a pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada por meio das seguintes etapas: levantamento bibliográfico, leituras, fichamentos, discussões, análises e produção de relatório. Como os estudos na área da educação são complexos e dinâmicos, utilizamos o método da pesquisa qualitativa, pois nos forneceu condições para fazermos as análises das produções das informações. Os resultados mostraram que a formação continuada faz parte de um conjunto de elementos para o desenvolvimento profissional docente, dentre esses, o fazer pedagógico na escola tem um papel central, uma vez que a maior parte do tempo do professor se dá neste espaço.
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