PAISAGENS DO MEDO EM GEOGRAFIA: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
Paisagens do medo, Conceito de Lugar, Geografia, Yi-Fu TuanResumo
Este artigo traz uma discussão acerca do medo a partir da percepção de alunos de ensino fundamental e médio e visa relacioná-los às reflexões propostas na obra “Paisagens do medo”, de Yi-Fu Tuan, que tem como tema central o medo humano e perpassa faixas etárias e momentos históricos da humanidade. Neste sentido, foram ouvidos 145 alunos com idades entre 11 e 18 anos acerca de seus medos e a relação desses medos com a geografia dos lugares. Chegou-se à conclusão inicial de que muitos apresentam dificuldades em estabelecer a espacialidade para descrever seus medos, e deste modo relacioná-los à Geografia. Os espaços mais citados como lugares de medo foram, respectivamente, cemitério, lugar escuro, floresta/mata, casa de parentes, lugar abandonado, lugar alto e rios/lagos.
Referências
BERQUE, Augustin. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
CLAVAL, Paul. A paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
COSGROVE, Dênis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
GANDY, Mathew. Paisagem, estética e ideologias. In:: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
Yi-Fu Tuan. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Wilcilene da Silva Corrêa, Amélia Regina Batista Nogueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.