PAISAGENS DO MEDO EM GEOGRAFIA: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76768Palabras clave:
Paisagens do medo, Conceito de Lugar, Geografia, Yi-Fu TuanResumen
Este artigo traz uma discussão acerca do medo a partir da percepção de alunos de ensino fundamental e médio e visa relacioná-los às reflexões propostas na obra “Paisagens do medo”, de Yi-Fu Tuan, que tem como tema central o medo humano e perpassa faixas etárias e momentos históricos da humanidade. Neste sentido, foram ouvidos 145 alunos com idades entre 11 e 18 anos acerca de seus medos e a relação desses medos com a geografia dos lugares. Chegou-se à conclusão inicial de que muitos apresentam dificuldades em estabelecer a espacialidade para descrever seus medos, e deste modo relacioná-los à Geografia. Os espaços mais citados como lugares de medo foram, respectivamente, cemitério, lugar escuro, floresta/mata, casa de parentes, lugar abandonado, lugar alto e rios/lagos.
Referencias
BERQUE, Augustin. Paisagem-marca, paisagem-matriz: elementos da problemática para uma geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
CLAVAL, Paul. A paisagem dos Geógrafos. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
COSGROVE, Dênis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
GANDY, Mathew. Paisagem, estética e ideologias. In:: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
Yi-Fu Tuan. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Wilcilene da Silva Corrêa, Amélia Regina Batista Nogueira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


