AS PERCEPÇÕES DE “BRASIL” DE ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Andreia Mendes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Miriam Pires Corrêa de Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76767

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Brasil, Ensino Fundamental

Resumo

O cenário político atual do Brasil não é dos melhores e isto não é novidade para muitas pessoas. Ao mesmo tempo, na escola, o ensino de Geografia vem buscando ser mais próximo dos alunos e possibilitar reflexões críticas sobre os mais diferentes temas. Esta pesquisa buscou analisar as percepções de Brasil de estudantes de sétimo ano de uma escola da rede pública de Porto Alegre. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário dividido em quatro partes, a saber: caracterização da amostra de pesquisa, sondagem sobre o acesso aos meios de comunicação, a apresentação de afirmações e a solicitação da concordância ou discordância com as mesmas e uma pergunta aberta versando sobre as visões e desejos de futuros para o país. Os resultados apontaram que a televisão ainda continua sendo o principal meio de acesso à informação dos sujeitos pesquisados em detrimento à leitura de jornais ou ao acesso de sites de notícias. Ao mesmo tempo, se pode constatar que os sujeitos concordam que o Brasil é um país com muita corrupção e discordam que haja políticos bons no país. Verifica-se que a grande parte dos sujeitos, mesmo reconhecendo os problemas estruturais do Brasil, acredita que é possível um futuro melhor e com a diminuição de tais situações.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Mestre em Geografia (UFRGS). Doutorando em Educação (PUCRS). Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

    Doutora em Serviço Social (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Doutora em Educação (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS).

Referências

KAERCHER, Nestor André. A geografia escolar na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da geografia crítica. 2005. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives in Psychology, 140, p. 1- 55, 1932.

Downloads

Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS PERCEPÇÕES DE “BRASIL” DE ESTUDANTES DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 52–65, 2019. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76767. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76767. Acesso em: 25 dez. 2025.