AULA DE CAMPO NO ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM PROJETO NO CETI GOVERNADOR FREITAS NETO, TERESINA-PIAUÍ
Palavras-chave:
Ciência Geográfica, Metodologia de ensino, Trabalho de campo, Ensino-aprendizagemResumo
O objetivo desse estudo é abordar a importância da aula de campo como atividade extraclasse para a compreensão do espaço geográfico, tendo como foco trabalho realizado em um projeto com os alunos do 1º ano do ensino médio do CETI Governador Freitas Neto, em Teresina-PI. Esse trabalho foi planejado e estruturado de forma que se obtivessem bons resultados, partindo da perspectiva do pré-campo, campo e pós-campo. No pré-campo foram apresentados os objetivos da atividade, a duração, percurso e o que se observar. A etapa de campo foi realizada no bairro onde a escola se localiza e nas áreas adjacentes. O pós-campo contemplou a apresentação dos resultados pelos alunos, por meio de seminários. Pode-se concluir a importância da aula de campo no processo de ensino-aprendizagem, pois torna mais fácil ao aluno assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a sua realidade, ou seja, materializam no espaço geográfico (prática) os conceitos (teorias) que são abordados na escola.
Referências
BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FALCÃO. W.; PEREIRA. W. A aula de campo na formação crítico/cidadão do aluno: uma alternativa para o ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEG, 10. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre-RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 30 de agosto a 2 de setembro de 2009. Anais... Porto Alegre, 2009.
HISSA, C. E. V.; OLIVEIRA, J. R. O trabalho de campo: reflexões sobre a tradição geográfica. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, n. 24, p. 31-41, Dezembro, 2004.
LIMA, V. B; ASSIS, L. F. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral, Sobral, v. 6/7, n. 1, 2004/2005.
MONTE, L. A.; ALBUQUERQUE, E. L.S.Trabalho de campo como metodologia de ensino: relato de experiência em Geografia. REGNE, Caicó, v. 2, n. 1, 2016.
MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.
NEVES, K. F. T. V.Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica.Ilhéus: Editus, 2010.
PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
RODRIGUES, A. B.; OTAVIANO, C. A. Guia metodológico de trabalho de campo em Geografia. Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 10, n. 1, p. 35-43, jan./jun. 2001.
VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S. Atividades de campo no ensino das Ciências e na Educação Ambiental: refletindo sobre as potencialidades dessa estratégia na prática escolar. Ciência em tela, São Paulo, v. 2, n. 1, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcondes e Silva Sousa, Simone Miranda Fontineles da Silva, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.