AULA DE CAMPO NO ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM PROJETO NO CETI GOVERNADOR FREITAS NETO, TERESINA-PIAUÍ

Autores

  • Marcondes e Silva Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Simone Miranda Fontineles da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque Universidade Federal do Piauí (UFPI) https://orcid.org/0000-0003-3051-3301

Palavras-chave:

Ciência Geográfica, Metodologia de ensino, Trabalho de campo, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo desse estudo é abordar a importância da aula de campo como atividade extraclasse para a compreensão do espaço geográfico, tendo como foco trabalho realizado em um projeto com os alunos do 1º ano do ensino médio do CETI Governador Freitas Neto, em Teresina-PI. Esse trabalho foi planejado e estruturado de forma que se obtivessem bons resultados, partindo da perspectiva do pré-campo, campo e pós-campo. No pré-campo foram apresentados os objetivos da atividade, a duração, percurso e o que se observar. A etapa de campo foi realizada no bairro onde a escola se localiza e nas áreas adjacentes. O pós-campo contemplou a apresentação dos resultados pelos alunos, por meio de seminários. Pode-se concluir a importância da aula de campo no processo de ensino-aprendizagem, pois torna mais fácil ao aluno assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a sua realidade, ou seja, materializam no espaço geográfico (prática) os conceitos (teorias) que são abordados na escola.

Biografia do Autor

  • Marcondes e Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Graduando do Curso de Geografia (licenciatura) da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

  • Simone Miranda Fontineles da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Graduanda do Curso de Geografia (licenciatura) da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Doutor em Geografia. Professor Adjunto I do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

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Publicado

15-08-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AULA DE CAMPO NO ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM PROJETO NO CETI GOVERNADOR FREITAS NETO, TERESINA-PIAUÍ. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 40–51, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76765. Acesso em: 2 abr. 2025.