AULA DE CAMPO NO ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM PROJETO NO CETI GOVERNADOR FREITAS NETO, TERESINA-PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76765Palabras clave:
Ciência Geográfica, Metodologia de ensino, Trabalho de campo, Ensino-aprendizagemResumen
O objetivo desse estudo é abordar a importância da aula de campo como atividade extraclasse para a compreensão do espaço geográfico, tendo como foco trabalho realizado em um projeto com os alunos do 1º ano do ensino médio do CETI Governador Freitas Neto, em Teresina-PI. Esse trabalho foi planejado e estruturado de forma que se obtivessem bons resultados, partindo da perspectiva do pré-campo, campo e pós-campo. No pré-campo foram apresentados os objetivos da atividade, a duração, percurso e o que se observar. A etapa de campo foi realizada no bairro onde a escola se localiza e nas áreas adjacentes. O pós-campo contemplou a apresentação dos resultados pelos alunos, por meio de seminários. Pode-se concluir a importância da aula de campo no processo de ensino-aprendizagem, pois torna mais fácil ao aluno assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a sua realidade, ou seja, materializam no espaço geográfico (prática) os conceitos (teorias) que são abordados na escola.
Referencias
BRASIL.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FALCÃO. W.; PEREIRA. W. A aula de campo na formação crítico/cidadão do aluno: uma alternativa para o ensino de Geografia. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia – ENPEG, 10. O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre-RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 30 de agosto a 2 de setembro de 2009. Anais... Porto Alegre, 2009.
HISSA, C. E. V.; OLIVEIRA, J. R. O trabalho de campo: reflexões sobre a tradição geográfica. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, n. 24, p. 31-41, Dezembro, 2004.
LIMA, V. B; ASSIS, L. F. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral, Sobral, v. 6/7, n. 1, 2004/2005.
MONTE, L. A.; ALBUQUERQUE, E. L.S.Trabalho de campo como metodologia de ensino: relato de experiência em Geografia. REGNE, Caicó, v. 2, n. 1, 2016.
MOREIRA, R. Pensar e ser em geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.
NEVES, K. F. T. V.Os trabalhos de campo no ensino de geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica.Ilhéus: Editus, 2010.
PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
RODRIGUES, A. B.; OTAVIANO, C. A. Guia metodológico de trabalho de campo em Geografia. Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 10, n. 1, p. 35-43, jan./jun. 2001.
VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S. Atividades de campo no ensino das Ciências e na Educação Ambiental: refletindo sobre as potencialidades dessa estratégia na prática escolar. Ciência em tela, São Paulo, v. 2, n. 1, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Marcondes e Silva Sousa, Simone Miranda Fontineles da Silva, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


