REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA COM DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76746Palabras clave:
Ensino de Geografia, Formação continuada, Reflexão, CEMEPEResumen
A Lei n. 9394, de 20 de setembro de 1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), entre outros aspectos, dispôs a formação dos professores dotados de formação acadêmica, visando o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. A formação contínua visa o aperfeiçoamento dos saberes, das técnicas, das atitudes necessárias ao exercício da profissão de professor. Neste contexto, muitos desafios têm sido enfrentados pelo professor no século XXI frente a uma sociedade em contínua mudança e que apresenta novas exigências. O que vem tornando progressivamente mais necessária a reflexão das práticas profissionais. Este trabalho teve como objetivo refletir com os professores de Geografia da rede municipal de ensino de Uberlândia-MG a formação continuada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE). As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a professores que trabalham com alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores participantes da pesquisa entendem que a reflexão sobre a formação profissional e a formação contínua oferecida pelo CEMEPE são fundamentais para a melhoria das práticas profissionais, sugerindo-se ainda alternativas para uma aprendizagem de melhor qualidade.
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