REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA COM DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA-MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76746

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Formação continuada, Reflexão, CEMEPE

Resumen

A Lei n. 9394, de 20 de setembro de 1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), entre outros aspectos, dispôs a formação dos professores dotados de formação acadêmica, visando o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. A formação contínua visa o aperfeiçoamento dos saberes, das técnicas, das atitudes necessárias ao exercício da profissão de professor. Neste contexto, muitos desafios têm sido enfrentados pelo professor no século XXI frente a uma sociedade em contínua mudança e que apresenta novas exigências. O que vem tornando progressivamente mais necessária a reflexão das práticas profissionais. Este trabalho teve como objetivo refletir com os professores de Geografia da rede municipal de ensino de Uberlândia-MG a formação continuada no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE). As informações foram obtidas através de pesquisa descritiva qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a professores que trabalham com alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Os professores participantes da pesquisa entendem que a reflexão sobre a formação profissional e a formação contínua oferecida pelo CEMEPE são fundamentais para a melhoria das práticas profissionais, sugerindo-se ainda alternativas para uma aprendizagem de melhor qualidade.

Biografía del autor/a

  • Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia

    Professora de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Licenciada, bacharel, mestrado e doutora em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2020-03-31

Número

Sección

Relato de experiência

Cómo citar

REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA COM DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA-MG. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 228–236, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76746. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76746. Acesso em: 24 dec. 2025.