O MAPA TÁTIL COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76745Palavras-chave:
Mapa tátil, Educação inclusiva, Ensino de GeografiaResumo
A utilização de ferramentas adaptadas para alunos deficientes é uma importante medida que contribui para o desenvolvimento da educação inclusiva. O objetivo deste estudo é apresentar a importância do mapa tátil como um instrumento mediador para o ensino inclusivo de geografia. A metodologia constou de um levantamento bibliográfico, elaboração de um mapa adaptado para deficiência visual - DV, diagnóstico da escola, entrevista com o docente de geografia e uma intervenção em uma turma de ensino fundamental que incluía um aluno DV. O prédio escolar apresenta danificações em portas, cadeiras e ventiladores; os materiais voltados para o ensino,como globos terrestres, computadores e projetores são insuficientes para atender a demanda de professores e estudantes. O docente de geografia afirmou que a falta de preparo para a educação inclusiva no período da sua graduação acarreta dificuldades para um melhor desempenho no processo de ensino e aprendizagem com alunos deficientes. O aluno que apresenta DV mostrou um efetivo envolvimento com a atividade realizada através do mapa tátil, os demais estudantes também puderam compreender as dificuldades daqueles que possuem deficiência. É fundamental o desenvolvimento de campanhas e projetos escolares que incentivem o respeito e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, através de atividades que envolvam os alunos como um todo, respeitando a diversidade e especificidade. Este trabalho mostrou que a utilização de mapas táteis é uma ferramenta útil de ensino e inclusão de alunos que apresentam deficiências relacionadas com a visão.
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