O MAPA TÁTIL COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Francisco Oricélio da Silva Brindeiro Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0002-3680-5922
  • Maria Orleany Pinto Honório Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alexsandra MariaVieira Muniz Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76745

Palavras-chave:

Mapa tátil, Educação inclusiva, Ensino de Geografia

Resumo

A utilização de ferramentas adaptadas para alunos deficientes é uma importante medida que contribui para o desenvolvimento da educação inclusiva. O objetivo deste estudo é apresentar a importância do mapa tátil como um instrumento mediador para o ensino inclusivo de geografia. A metodologia constou de um levantamento bibliográfico, elaboração de um mapa adaptado para deficiência visual - DV, diagnóstico da escola, entrevista com o docente de geografia e uma intervenção em uma turma de ensino fundamental que incluía um aluno DV. O prédio escolar apresenta danificações em portas, cadeiras e ventiladores; os materiais voltados para o ensino,como globos terrestres, computadores e projetores são insuficientes para atender a demanda de professores e estudantes. O docente de geografia afirmou que a falta de preparo para a educação inclusiva no período da sua graduação acarreta dificuldades para um melhor desempenho no processo de ensino e aprendizagem com alunos deficientes. O aluno que apresenta DV mostrou um efetivo envolvimento com a atividade realizada através do mapa tátil, os demais estudantes também puderam compreender as dificuldades daqueles que possuem deficiência. É fundamental o desenvolvimento de campanhas e projetos escolares que incentivem o respeito e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, através de atividades que envolvam os alunos como um todo, respeitando a diversidade e especificidade. Este trabalho mostrou que a utilização de mapas táteis é uma ferramenta útil de ensino e inclusão de alunos que apresentam deficiências relacionadas com a visão.

Biografia do Autor

  • Francisco Oricélio da Silva Brindeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em Geografia pela mesma instituição.

  • Maria Orleany Pinto Honório, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Graduanda do Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

  • Alexsandra MariaVieira Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

O MAPA TÁTIL COMO UMA FERRAMENTA INCLUSIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 214–227, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76745. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76745. Acesso em: 25 dez. 2025.