CENAS SOBRE O FIM DO MUNDO: TRABALHANDO A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA A PARTIR DA LINGUAGEM FÍLMICA

Autores

  • Leandro Lemos de Jesus Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Zaqueu Luiz Bobato Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)
  • Odeni Eliton Neves de Lima

Palavras-chave:

Ensino, Recurso Didático, Problemas Ambientais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de trabalhar a relação sociedade e natureza na contemporaneidade a partir do uso de filmes sobre "o fim do mundo". A metodologia que norteou a construção do texto consistiu da análise de uma literatura sobre elementos que permeiam a relação sociedade e natureza, assim como estudo de trabalhos acadêmicos sobre o potencial pedagógico da utilização de filmes em sala de aula. Em uma segunda etapa refletiu-se sobre como alguns dos aspectos, que compõem os filmes " Wall-e" e "O dia depois de amanhã", permitem problematizar questões ambientais na atualidade. Como conclusão enfatiza-se a necessidade de trabalhar a problemática ambiental para além do alarmismo que envolve os "filmes catastróficos". Defende-se que o foco deve estar na utilização dos filmes como um ponto de apoio para olhar a realidade atual, traçando pontos de intersecção com os problemas e discussões da sociedade contemporânea. Em outro viés, aponta-se também para a necessidade de pensar a relação sociedade e natureza em termos de uma escala de ação planetária, assim como em termos de responsabilidade enquanto sujeito. 

Biografia do Autor

  • Leandro Lemos de Jesus, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Mestre em Geografia, Acadêmico do Curso de Especialização em Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

  • Zaqueu Luiz Bobato, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO)

    Doutor em Geografia, Docente no Curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus de Irati.

  • Odeni Eliton Neves de Lima

    Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia.

Referências

ARTAXO, P. Uma nova era geológica em nosso planeta: o antropoceno. Revista USP, São Paulo, n. 103, Dossiê Clima, p. 13-24 , 2014.

BARBOSA, J. L. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani A. (org.) A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999, p. 109-133.

BRANDÃO, C. R. Nós, os humanos: do mundo à vida, da vida à cultura. São Paulo: Cortez, 2015.

COSTA, A. L. M. C. Nós, humanos, criamos uma nova época geológica. Carta Capital. 2016. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/revista/917/antropoceno-nos-humanos-criamos-uma-nova-epoca-geologica>. Acesso em: 19 ago. 2016.

ESTEVA, G. Desenvolvimento. In: SACHS, W. (ed.) Dicionário do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 59-83.

FAIRCHILD, Thomas Rich. Planeta Terra: passado, presente e futuro. In: TEIXEIRA, Wilson et. al. Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009, p. 536-563.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

GONÇALVES, C. W. P. O desafio ambiental. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MEIRELLES, William Reis. O cinema na história: o uso do filme como recurso didático no ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 10, p. 77-88, out. 2004.

MOTA, J. A. et. al. Trajetória da governança ambiental. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, IPEA, n. 1, p. 11-20, dez. 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

OLIVEIRA, G. B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Rev. FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, 2002.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SOUZA, F. R.; GUIMARÃES. L. B. Filmes nas salas de aula: as ciências em foco. Textura, Canoas, n. 28, p. 99-110, 2013.

VIEIRA, F. Z.; ROSSO, A. J. O cinema como componente didático da educação ambiental. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 33, p. 547-572, maio/ago. 2011.

Downloads

Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CENAS SOBRE O FIM DO MUNDO: TRABALHANDO A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA A PARTIR DA LINGUAGEM FÍLMICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 177–192, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76742. Acesso em: 2 abr. 2025.