CENAS SOBRE O FIM DO MUNDO: TRABALHANDO A PROBLEMÁTICA DA RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA A PARTIR DA LINGUAGEM FÍLMICA
Palavras-chave:
Ensino, Recurso Didático, Problemas AmbientaisResumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de trabalhar a relação sociedade e natureza na contemporaneidade a partir do uso de filmes sobre "o fim do mundo". A metodologia que norteou a construção do texto consistiu da análise de uma literatura sobre elementos que permeiam a relação sociedade e natureza, assim como estudo de trabalhos acadêmicos sobre o potencial pedagógico da utilização de filmes em sala de aula. Em uma segunda etapa refletiu-se sobre como alguns dos aspectos, que compõem os filmes " Wall-e" e "O dia depois de amanhã", permitem problematizar questões ambientais na atualidade. Como conclusão enfatiza-se a necessidade de trabalhar a problemática ambiental para além do alarmismo que envolve os "filmes catastróficos". Defende-se que o foco deve estar na utilização dos filmes como um ponto de apoio para olhar a realidade atual, traçando pontos de intersecção com os problemas e discussões da sociedade contemporânea. Em outro viés, aponta-se também para a necessidade de pensar a relação sociedade e natureza em termos de uma escala de ação planetária, assim como em termos de responsabilidade enquanto sujeito.
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