DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE GEOGRAFIA, REDAÇÃO E LITERATURA: CONHECENDO OS PROBLEMAS DA CIDADE E PROPONDO SOLUÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76735Palavras-chave:
Ensino, Urbanização, Geografia, Literatura, RedaçãoResumo
O presente trabalho é o relato de uma experiência interdisciplinar desenvolvida por meio de um projeto envolvendo as disciplinas de Geografia, Redação e Literatura com alunos do 2º ano do ensino médio. O componente curricular urbanização é um tema da disciplina de Geografia e pode ser abordado de forma a propiciar o desenvolvimento de competências analíticas e propositivas por parte dos estudantes, convertendo-se em estratégia para o despertar da cidadania. Nas disciplinas de Redação e Literatura, a leitura e a escrita de diferentes gêneros textuais fazem parte da proposta curricular do ensino médio. De forma a possibilitar o diálogo entre essas áreas, foi feito um reordenamento programático de maneira que o tema urbanização fosse tratado na disciplina de Geografia concomitante à discussão de gêneros textuais nas disciplinas de Literatura e Redação. Para mediar o processo de aprendizagem, foi proposto um trabalho a ser realizado em grupos. Cada grupo de estudantes recebeu a tarefa de escrever uma reportagem/denúncia de algum problema urbano vivenciado em sua cidade de moradia. Posteriormente, a mesma equipe deveria escrever um artigo de opinião no qual apresentaria alternativas viáveis para a solução ou amenização do problema. Com o objetivo de garantir um acompanhamento mais sistemático por parte dos professores e uma escrita de fato colaborativa, foi usada a ferramenta de construção de documentos da plataforma Google Drive. Os resultados positivos dos trabalhos e o bom aproveitamento dos alunos nas atividades formativas e somativas que abordaram a temática urbanização são indicadores da eficácia da proposta pedagógica desenvolvida.
Referências
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Trad. de A. C. Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2017.
BRÜGGER, P. Educação ou Adestramento Ambiental? Florianópolis: Obra Jurídica, 1999.
CARVALHO, F. V. Trabalho em equipe, aprendizagem cooperativa e pedagogia da cooperação. São Paulo: Scortecci, 2015.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J; NOVERRAZ, M. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Trad. de M. A. Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1995.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. S.l.: IBGE, s.d. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 11 Jul. 2018.
LAUREANO, R. M. Testes de hipóteses com SPSS: o meu manual de consulta rápida 2. ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2013.
PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Trad. P. C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VYGOSTKI, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. Trad. de J. L. Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Trad. de E. F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Romerito Valeriano da Silva, Cláudia Mara de Souza, Erica Drumond Fontes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


