DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE GEOGRAFIA, REDAÇÃO E LITERATURA: CONHECENDO OS PROBLEMAS DA CIDADE E PROPONDO SOLUÇÕES

Autores

  • Romerito Valeriano da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Cláudia Mara de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Erica Drumond Fontes Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76735

Palavras-chave:

Ensino, Urbanização, Geografia, Literatura, Redação

Resumo

O presente trabalho é o relato de uma experiência interdisciplinar desenvolvida por meio de um projeto envolvendo as disciplinas de Geografia, Redação e Literatura com alunos do 2º ano do ensino médio. O componente curricular urbanização é um tema da disciplina de Geografia e pode ser abordado de forma a propiciar o desenvolvimento de competências analíticas e propositivas por parte dos estudantes, convertendo-se em estratégia para o despertar da cidadania. Nas disciplinas de Redação e Literatura, a leitura e a escrita de diferentes gêneros textuais fazem parte da proposta curricular do ensino médio. De forma a possibilitar o diálogo entre essas áreas, foi feito um reordenamento programático de maneira que o tema urbanização fosse tratado na disciplina de Geografia concomitante à discussão de gêneros textuais nas disciplinas de Literatura e Redação. Para mediar o processo de aprendizagem, foi proposto um trabalho a ser realizado em grupos. Cada grupo de estudantes recebeu a tarefa de escrever uma reportagem/denúncia de algum problema urbano vivenciado em sua cidade de moradia. Posteriormente, a mesma equipe deveria escrever um artigo de opinião no qual apresentaria alternativas viáveis para a solução ou amenização do problema. Com o objetivo de garantir um acompanhamento mais sistemático por parte dos professores e uma escrita de fato colaborativa, foi usada a ferramenta de construção de documentos da plataforma Google Drive. Os resultados positivos dos trabalhos e o bom aproveitamento dos alunos nas atividades formativas e somativas que abordaram a temática urbanização são indicadores da eficácia da proposta pedagógica desenvolvida.

Biografia do Autor

  • Romerito Valeriano da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutor em Geografia e professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

  • Cláudia Mara de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutora em Estudos Linguísticos e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

  • Erica Drumond Fontes Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Mestre em Literatura e professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE GEOGRAFIA, REDAÇÃO E LITERATURA: CONHECENDO OS PROBLEMAS DA CIDADE E PROPONDO SOLUÇÕES. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 81–96, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76735. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76735. Acesso em: 25 dez. 2025.