ANÁLISE DO ENSINO DE GEOPOLÍTICA NO ENSINO MÉDIO: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA

Autores

  • Luana da Conceição Ribeiro Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Raimundo Lenilde Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI) https://orcid.org/0000-0002-5491-0996

Palavras-chave:

Educação, Política, Geografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de geopolítica em uma escola pública de ensino médio, suas influências, relevância e contribuição na formação cidadã dos indivíduos envolvidos. Diante da importância desse conteúdo para compreender as constantes e recorrentes mudanças no espaço geográfico, fruto de um mundo contemporâneo globalizado, a Geopolítica torna-se um conhecimento de vital importância na busca dessa compreensão da sociedade contemporânea. Nesse sentido, foi realizada uma análise do ensino da Geopolítica no ensino médio em uma escola pública de Teresina- PI, verificando sua importância como conhecimento geopolítico, discutindo como esse ensino ocorre em sala de aula e averiguar a possível contribuição e eficiência na formação cidadã dos alunos, ao explorar os três vieses envolvidos nesse processo de ensino: os temas expostos nos livros didáticos, o professor, o aluno. Conclui-se que é evidente a importância da Geopolítica como fonte de conhecimento para compreensão do espaço de vivência de cada indivíduo, portanto, justificando sua presença, sua contribuição e seu mérito no currículo disciplinar de Geografia no ensino básico.

Biografia do Autor

  • Luana da Conceição Ribeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí.

  • Raimundo Lenilde Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Doutor em Educação. Docente do curso de Licenciatura em Geografia da UFPI.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília-DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em: 10 de Junho de 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio; v. 3: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/13558-politicas-de-ensino-medio >. Acesso em:18 de Janeiro de 2019.

______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, MEC/SEMT, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>. Acesso: em 10 de Junho de 2019.

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica: discursos sobre o Território e o Poder. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

CORREIA, Pedro de Pezarat. Geopolítica e Geoestratégia. Nação e Defesa, Póvoa de Santo Adrião, v. 131, p. 229-246, 2012.

DAMIANI, Amélia Luisa. A geografia e a construção da cidadania. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015, p. 50-61.

FONT, Joan Nogué ; RUFI, Joan Vicente. Geopolítica, identidade e globalização. São Paulo: Annablume, 2006.

GOMES, Franciele Lemes; VLACH, Vânia Rúbia Farias.O ensino de geografia política e geopolítica nas escolas de Ensino fundamental e médio dos distritos de Uberlândia (Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga) – MG. Horizonte Científico, v. 10, n. 2, p. 1-22, 2016.

FERNANDES, José Pedro Teixeira. Da Geopolítica clássica à Geopolítica pós-moderna: entre a ruptura e a continuidade. Política Internacional, Londrina, n. 26, p. 161-186, 2002. Disponível em: <http://www.uel.br/pessoal/jneto/gradua/historia/recdida/gepoliticasPessJNeto.pdf>.

RICETO, Álisson. A Geopolítica no Ensino Médio: uma área intimamente geográfica. Ensino Em Re-Vista, v. 24, n. 02, p. 385-407, 2017.

ROCHA, Dyego Freitas; ALBUQUERQUE, Edu Silvestre de. Revisando o conceito de Heartland na Política de Contenção Ocidental do séc. XXI. Revista de Geopolítica, Natal, v. 5, p. 1-14, 2014.

SANTOS, Eduardo Silvestre dos. O conceito de Geopolítica: uma aproximação histórica e evolutiva (3° parte). Jornal de Defesa e Relações Internacionais. p. 1-11, 2007. Disponível em: <http://database.jornaldefesa.pt/assuntos_diversos_relacoes_internacionais/O%20Conceito%20de%20Geopol%C3%ADtica%20Uma%20Aproxima%C3%A7%C3%A3o%20Hist%C3%B3rica%20e%20Evolutiva%203%20Parte.pdf.>. Acesso em: 24 de Março de 2019.

TEIXEIRA, Vanessa; SILVA, Márcia da. Geografia política e geopolítica no Brasil: uma análise da percepção dos alunos do ensino médio nas aulas de Geografia. Boletim Campineiro de Geografia, Campinas, v. 5, p. 133-155, 2015.

VESENTINI, José William. Repensando a geografia política: um breve histórico crítico e a revisão de uma polêmica atual. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 20, p. 127-142, 2010.

VLACH, Vânia. Papel do ensino de geografia na compreensão de problemas do mundo atual. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universitat de Barcelona, v. 11, p. 1-14, 2007.

Downloads

Publicado

31-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DO ENSINO DE GEOPOLÍTICA NO ENSINO MÉDIO: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 60–80, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76734. Acesso em: 12 abr. 2025.