ANÁLISE DO ENSINO DE GEOPOLÍTICA NO ENSINO MÉDIO: RELAÇÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA
Palavras-chave:
Educação, Política, GeografiaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de geopolítica em uma escola pública de ensino médio, suas influências, relevância e contribuição na formação cidadã dos indivíduos envolvidos. Diante da importância desse conteúdo para compreender as constantes e recorrentes mudanças no espaço geográfico, fruto de um mundo contemporâneo globalizado, a Geopolítica torna-se um conhecimento de vital importância na busca dessa compreensão da sociedade contemporânea. Nesse sentido, foi realizada uma análise do ensino da Geopolítica no ensino médio em uma escola pública de Teresina- PI, verificando sua importância como conhecimento geopolítico, discutindo como esse ensino ocorre em sala de aula e averiguar a possível contribuição e eficiência na formação cidadã dos alunos, ao explorar os três vieses envolvidos nesse processo de ensino: os temas expostos nos livros didáticos, o professor, o aluno. Conclui-se que é evidente a importância da Geopolítica como fonte de conhecimento para compreensão do espaço de vivência de cada indivíduo, portanto, justificando sua presença, sua contribuição e seu mérito no currículo disciplinar de Geografia no ensino básico.
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