PRECIPITAÇÃO NA AMAZÔNIA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MANAUS

Autores/as

  • Marcela Vieira Pereira Mafra Universidade do Estado do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0002-6345-0012
  • Alfredo Borges de Campos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Greco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76731

Palabras clave:

Ensino, Geografia, Chuvas

Resumen

A região amazônica é uma das áreas com maiores índices de precipitação do mundo, isso é resultante da intensa evapotranspiração local que contribui para a reciclagem das chuvas, aliada a outros fatores de meso e larga escala. O objetivo desse artigo é descrever como os alunos da Ensino Fundamental II explicam as causas da elevada precipitação na região amazônica. Para isso, foi realizada pesquisa com 147 aluno do 9⸰ ano de escolas municipais da cidade de Manaus. As respostas dos alunos foram classificadas por meio da orientação da Análise do Conteúdo. Os resultados mostram que, de maneira geral, os alunos não compreendem a complexa interelação entre processos atmoféricos e os fatores ambientais que resultam no elevado índice de precipitação que a região apresenta.

Biografía del autor/a

  • Marcela Vieira Pereira Mafra, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Professora da Universidade do Estado do Amazonas; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, da Universidade de Campinas (Unicamp).

  • Alfredo Borges de Campos, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências/Dep. de Geologia e Recursos Naturais.

  • Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra, da Unicamp.

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Publicado

2020-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PRECIPITAÇÃO NA AMAZÔNIA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MANAUS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 19, p. 18–32, 2020. DOI: 10.14393/REG-v10-2019-76731. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76731. Acesso em: 25 dec. 2025.