CARTOGRAFIA ESCOLAR E GEOGRAFIA: UMA LINGUAGEM PARA COMPREENDER O ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v10-2019-76730Palavras-chave:
Linguagem Cartográfica, Espacialização do Sujeito, CriticidadeResumo
Este artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa de dissertação – “A formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia” 2018, com apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) – e amplia os debates acerca das atividades de cartografia escolar aplicada à disciplina Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental em escola municipal de Uberlândia. A pesquisa dedicou-se em trabalhar com uma abordagem qualitativa e como método interpretativo pautou-se no Materialismo Histórico Dialético. Desse modo, o presente trabalho não tem o intuito de apresentar um passo a passo de como se trabalhar com a linguagem cartográfica, mas, objetiva ampliar os debates quanto à forma com que essa linguagem vem sendo trabalhada, em muitos momentos, de forma equivocada. Para tal, é necessário que reconheçamos a importância da Geografia desde os anos iniciais e avancemos na concepção que a linguagem escolar não é uma simplificação da linguagem científica e que devemos mediar a linguagem respeitando tempos e espaços, bem como as convenções cartográficas, quando trabalhamos com tal linguagem. Assim, linguagem gráfica e cartográfica, quando utilizada conscientemente respeitando suas condições, muito contribui para a espacialização do sujeito, bem como amplia sua criticidade e concepção de mundo.
Referências
ALMEIDA, R. D. de; ALMEIDA, R. A. de. Fundamentos e perspectivas da cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, n. 66/4, 2014, p. 885-897.
AMARAL, L. de L. R. A formação do professor para os anos iniciais do ensino fundamental e a Geografia. 2018. 123 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.
CALLAI, H. C. O estudo do município ou a geografia nas series iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. [et al.] (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões/– 4.ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003, p. 77-82.
_____________. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
_____________. A Geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B. de. (Org.). Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia /– Goiânia: NEPEG, 2010 (Goiânia: E.V.) p.15-38.
CASTELLAR, S. Ensinar Geografia por meio da Cartografia Escolar: o raciocínio espacial. In: RABELO, K. S. de P.; BUENO, M. A. (Org.). Currículo, políticas públicas e ensino de geografia. Goiânia: Ed. Da PUC Goiás, 2015, p. 195-212.
DUARTE, N. Concepções afirmativas e negativas sobre o ato de ensinar. Cad. Cedes, Campinas, v. 19, n. 44, abril 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100008> Acesso em: 10/07/2017.
___________. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 33-49.
FARIAS, P. S. C. Os limites e as possibilidades do ensino da cartografia escolar nas primeiras séries do ensino fundamental. Revisa GeoSertões (Unageo/CFP-UFCG), v. 1, n. 1, p. 57-73, jan./jun. 2016.
PASSINI, E. Y. Aprendizagem significativa de gráficos no ensino de geografia. In: ALMEIDA, R. D. de (Org.). Cartografia Escolar. São Paulo: Ed. Contexto, 2008, p.173-191.
_____________. PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (Org.). Práticas de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
SIMIELLI, M. E. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia Escolar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008, p. 71-94.
SANTOS, F. dos; FECHINE, J. A. L. A cartografia escolar e sua importância para o ensino de Geografia. Caderno de Geografia, v. 27, n. 50, p. 500-515, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Leandra de Lourdes Rezende Amaral, Miriellen Augusta da Assunção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


