O ENSINO DA GEOGRAFIA SUPERANDO FRONTEIRAS: A APRENDIZAGEM DO LUGAR ESTANCIADO EM FORMA LÚDICA, LIBERTA E VICISSUTIDINÁRIA
Palavras-chave:
Intervenção de Ensino, Metodologia Lúdica, AutismoResumo
Este trabalho de intervenção de ensino de Geografia por alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em uma escola estadual de ensino médio com uma turma de 1º ano em Fortaleza - CE trazendo em seu público alunos com suspeita de autismo. Uma abordagem inovadora, mesclando-se vertentes da própria Geografia – Física e Humana – como também fazendo uma interpelação interdisciplinar com outras áreas, tais como História, Sociologia e Literatura. Ao final da aula foi feita uma atividade lúdica para fixação do aprendizado, resultados satisfatórios e igualitários para quem possuía a necessidade especial e para quem não possuía, não havendo tratamento ou didática diferenciada para cada um.
Referências
CAMPO de Concentração onde ‘flagelados da seca’ eram aprisionados é tombado no Ceará. Fortaleza, CE: TV Diário, 2019. 1 YouTube (5:51 min). Disponível em: <https://youtu.be/PYPERfyp2Rk>. Acesso em 27/11/2020.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e construção de conhecimento. São Paulo: Papirus, 2001.
CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Ceará em Mapas. Fortaleza, 2007.
COSTA, Maria Clélia Lustosa. A Urbanização da Sociedade Fortalezense. Revista Instituto Ceará, Fortaleza, 2008.
COSTA, Maria Clélia Lustosa. Capítulos de geografia histórica de Fortaleza. Fortaleza: Editora UFC, 2017.
DANTAS, Eustógio W. C.; COSTA, Maria Clélia Lustosa; SILVA, José Borzacchiello da. De Cidade a Metrópole: (Trans)formações Urbanas em Fortaleza. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
FERREIRA, Benedito Genésio. A estrada de ferro de Baturité: 1870–1930. Fortaleza: Edições UFC, 1989.
GOMES, Roberia Vieira Barreto et al. Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFC; Brasília: MEC, 2016.
MAIA, Rubson Pinheiro; BASTOS, Frederico de Holanda; NASCIMENTO, Marcos A. L.; LIMA, Danielle L. de Sousa; CORDEIRO, Abner M. Nunes. Paisagens Graníticas do Nordeste Brasileiro. Fortaleza: Editora UFC, 2018.
PASSINI, Elza Y.; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T (Org.). Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2007.
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 90. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
SANTOS, Milton. Urbanização Brasileira. 5. ed. São Paulo: Editora USP, 2008.
SILVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio W. C. De Nordeste e De Cidade no Território de Semiaridez. In: SILVA, José Borzacchiello da; SILVA, Cícero N. Moreira da; DANTAS, Eustógio W. C. (Org.). Território: modo de pensar e usar. Fortaleza: Edições UFC, 2016.
SILVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia; ZANELLA, Maria Elisa; MEIRELES, Antônio Jeovah de Andrade. Litoral e Sertão: natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006.
SILVA, José Borzacchielo da; CAVALCANTE, Tércia Correia; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia (Org.). Ceará: um novo olhar geográfico. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sarah Julyana Coelho de Albuquerque

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.