APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TOUR VIRTUAL EM MUSEUS COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO

Autores

  • Malena Silva Nunes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Tour Virtual

Resumo

No ano de 2020, a pandemia da COVID-19 trouxe consequências e necessidades de adaptação em vários setores, dentre eles a educação. A emergência do ensino remoto evidenciou a importância das relações de ensino-aprendizagem e a preocupação com metodologias e práticas de ensino que pudessem suprir demandas antes realizadas presencialmente. Dessa maneira, instigar e motivar os alunos tornou-se fundamental, especialmente quando consideramos o caráter de estudos autônomos associado à educação que ocorre de forma remota. Este trabalho objetiva apresentar uma atividade realizada com alunos do 1º ano do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e a análise das produções realizadas. Tratou-se de uma visita virtual a algum museu de ciências naturais, à escolha de cada aluno, relacionando os conteúdos expostos com aqueles estudados na disciplina de Geografia. De forma geral, foi observado que a maior parte dos alunos, além de cumprirem o objetivo da atividade, relatou o quanto a atividade foi significativa no sentido de despertar a curiosidade para uma possível futura visita presencial, ampliar os conhecimentos e experimentar diferentes tecnologias em situações do dia a dia.

Biografia do Autor

  • Malena Silva Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Geociências do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2868-1376. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9199857275466507

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Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TOUR VIRTUAL EM MUSEUS COMO POSSIBILIDADE NO ENSINO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 259–268, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76700. Acesso em: 9 abr. 2025.