A GEOGRAFIA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO: DECOLONIZANDO ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS PELO LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
América Latina, Perspectiva Eurocêntrica, Colonialidade do Poder, Livro Didático, EstereótiposResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o conteúdo abordado sobre a América Latina no livro didático, identificando o processo de dominação colonial-europeia na região, discutindo a diversidade sociocultural latino-americana e analisando os principais temas recorrentes da América Latina no livro didático. Mas, afinal, de que forma o livro didático aborda os conteúdos da América Latina? Para entendermos essa pergunta, basta compreendermos que a América Latina é vista como uma região homogênea carregada de estereótipos e preconceitos. Diante disso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de revisão bibliográfica e da análise do livro didático. Esta pesquisa revela-se importante para desmistificar todo imaginário pejorativo e negativo da América Latina nos livros didáticos de Geografia e visa desconstruir o pensamento eurocêntrico reproduzido no livro. Constatou-se que o livro analisado não apresenta estereótipos, nem preconceitos, não chega a ser pós-marxista ou realizar uma abordagem decolonial, mas em compensação os aspectos positivos sobressaem-se em relação aos negativos, indicando um bom material para estudos e para construção do processo ensino-aprendizagem.
Referências
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 8.o ano ensino fundamental. 2ª edição. Obra em 4 v. (6.o a 9.o anos) São Paulo: Moderna, 2015.
BATTESTIN, Cláudia; BONATTI, Jailson; QUINTO, Jeanice Rufino. A colonização e resistência dos povos originários da América Latina. Revista Fórum Identidade, Itabaiuna – SE, v. 30, n. 01, 2019.
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
DIAS, Wagner da Silva. A ideia da América Latina nos livros didáticos de geografia. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2009.
DIAS, Wagner da Silva. Qual América Latina? Os livros didáticos e suas referências teóricas para a construção da região. Revista Geográfica da América Central, Costa Rica, número especial, 2011.
FIORI, J. L. Estado e desenvolvimento na América Latina: notas para um novo “programa de pesquisa”. CEPAL - COMISSÄO ECONÒMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE, LC/BRS/R.286, Novembro de 2013.
HERA, Carlos. 500 línguas nativas que correm perigo na América Latina. El País, 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/29/internacional/1553860893_490810.html?outputType=amp#aoh=16027176741355&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s>. Acesso em: 14 out. 2020.
INCRÍVELCLUB. Doze invenções latino-americanos que mudaram a história. 2020. Disponível em: <https://incrivel.club/inspiracion-historias/12-inventos-latinoamericanos-que-moldearon-el-mundo-que-hoy-conocemos-830610/amp>. Acesso em: 14 out. 2020.
LANDER, Edgardo. Marxismo, Eurocentrismo e colonialismo. In: BARON, Atilio; AMADEO, JANVIER; GONZÀLEZ. A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO, 2006, p. 201-236.
MOYA, José. Migração e formação histórica da América Latina em perspectiva global. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 49, set-dez 2018, p. 24-68.
OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, 2017.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; QUENTAL, Pedro de Araújo. Colonialidade do poder e os desafios da integração regional da América Latina. Polis: Revista Latino-americano, Centro de Investigación Sociedad y Politicas Públicas (CISPO), n. 31, 2012.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciÍncias sociais. Perspectivas latinoamericanas. ColecciÛn Sur Sur. Buenos Aires-Argentina: CLACSO, 2005.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novosrumos, n. 37, 2002.
SÁNCHEZ, Daniel Guillermo Gordillo. Imagens, livro didático e colonialidade. RELACULT - Revista Latina-América de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz de Iguaçu-PR, v. 3, n. 535, 2017.
SILVA, Rosana de Paula Lavall; CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca. A América Latina e os povos originários: sequelas da colonização. Revista Direito e Justiça: Reflexões sócio-jurídicas, Santo Ângelo, v. 18, n. 30, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Glemilson Moraes Pascoal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.