A GEOGRAFIA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO: DECOLONIZANDO ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS PELO LIVRO DIDÁTICO
Palabras clave:
América Latina, Perspectiva Eurocêntrica, Colonialidade do Poder, Livro Didático, EstereótiposResumen
Este artigo tem como objetivo compreender o conteúdo abordado sobre a América Latina no livro didático, identificando o processo de dominação colonial-europeia na região, discutindo a diversidade sociocultural latino-americana e analisando os principais temas recorrentes da América Latina no livro didático. Mas, afinal, de que forma o livro didático aborda os conteúdos da América Latina? Para entendermos essa pergunta, basta compreendermos que a América Latina é vista como uma região homogênea carregada de estereótipos e preconceitos. Diante disso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de revisão bibliográfica e da análise do livro didático. Esta pesquisa revela-se importante para desmistificar todo imaginário pejorativo e negativo da América Latina nos livros didáticos de Geografia e visa desconstruir o pensamento eurocêntrico reproduzido no livro. Constatou-se que o livro analisado não apresenta estereótipos, nem preconceitos, não chega a ser pós-marxista ou realizar uma abordagem decolonial, mas em compensação os aspectos positivos sobressaem-se em relação aos negativos, indicando um bom material para estudos e para construção do processo ensino-aprendizagem.
Referencias
ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. 8.o ano ensino fundamental. 2ª edição. Obra em 4 v. (6.o a 9.o anos) São Paulo: Moderna, 2015.
BATTESTIN, Cláudia; BONATTI, Jailson; QUINTO, Jeanice Rufino. A colonização e resistência dos povos originários da América Latina. Revista Fórum Identidade, Itabaiuna – SE, v. 30, n. 01, 2019.
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
DIAS, Wagner da Silva. A ideia da América Latina nos livros didáticos de geografia. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2009.
DIAS, Wagner da Silva. Qual América Latina? Os livros didáticos e suas referências teóricas para a construção da região. Revista Geográfica da América Central, Costa Rica, número especial, 2011.
FIORI, J. L. Estado e desenvolvimento na América Latina: notas para um novo “programa de pesquisa”. CEPAL - COMISSÄO ECONÒMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE, LC/BRS/R.286, Novembro de 2013.
HERA, Carlos. 500 línguas nativas que correm perigo na América Latina. El País, 2019. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/29/internacional/1553860893_490810.html?outputType=amp#aoh=16027176741355&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s>. Acesso em: 14 out. 2020.
INCRÍVELCLUB. Doze invenções latino-americanos que mudaram a história. 2020. Disponível em: <https://incrivel.club/inspiracion-historias/12-inventos-latinoamericanos-que-moldearon-el-mundo-que-hoy-conocemos-830610/amp>. Acesso em: 14 out. 2020.
LANDER, Edgardo. Marxismo, Eurocentrismo e colonialismo. In: BARON, Atilio; AMADEO, JANVIER; GONZÀLEZ. A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO, 2006, p. 201-236.
MOYA, José. Migração e formação histórica da América Latina em perspectiva global. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 49, set-dez 2018, p. 24-68.
OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de educação do campo. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 68, 2017.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; QUENTAL, Pedro de Araújo. Colonialidade do poder e os desafios da integração regional da América Latina. Polis: Revista Latino-americano, Centro de Investigación Sociedad y Politicas Públicas (CISPO), n. 31, 2012.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciÍncias sociais. Perspectivas latinoamericanas. ColecciÛn Sur Sur. Buenos Aires-Argentina: CLACSO, 2005.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novosrumos, n. 37, 2002.
SÁNCHEZ, Daniel Guillermo Gordillo. Imagens, livro didático e colonialidade. RELACULT - Revista Latina-América de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz de Iguaçu-PR, v. 3, n. 535, 2017.
SILVA, Rosana de Paula Lavall; CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca. A América Latina e os povos originários: sequelas da colonização. Revista Direito e Justiça: Reflexões sócio-jurídicas, Santo Ângelo, v. 18, n. 30, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Glemilson Moraes Pascoal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.