A GEOGRAFIA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO: DECOLONIZANDO ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS PELO LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

Palabras clave:

América Latina, Perspectiva Eurocêntrica, Colonialidade do Poder, Livro Didático, Estereótipos

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender o conteúdo abordado sobre a América Latina no livro didático, identificando o processo de dominação colonial-europeia na região, discutindo a diversidade sociocultural latino-americana e analisando os principais temas recorrentes da América Latina no livro didático. Mas, afinal, de que forma o livro didático aborda os conteúdos da América Latina? Para entendermos essa pergunta, basta compreendermos que a América Latina é vista como uma região homogênea carregada de estereótipos e preconceitos. Diante disso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de revisão bibliográfica e da análise do livro didático. Esta pesquisa revela-se importante para desmistificar todo imaginário pejorativo e negativo da América Latina nos livros didáticos de Geografia e visa desconstruir o pensamento eurocêntrico reproduzido no livro. Constatou-se que o livro analisado não apresenta estereótipos, nem preconceitos, não chega a ser pós-marxista ou realizar uma abordagem decolonial, mas em compensação os aspectos positivos sobressaem-se em relação aos negativos, indicando um bom material para estudos e para construção do processo ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

  • Glemilson Moraes Pascoal, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

    Graduando em Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará - UEPA, Campus XPA

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Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A GEOGRAFIA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO: DECOLONIZANDO ESTEREÓTIPOS REPRODUZIDOS PELO LIVRO DIDÁTICO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 188–202, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76693. Acesso em: 5 apr. 2025.