LEVANTAMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Práticas Pedagógicas, Ensino de GeografiaResumen
O ensino da Geografia desempenha um papel importante na Educação Básica, inspirando os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem a reconhecerem sua singularidade e a superarem dificuldades para que possam atingir seu pleno potencial. As TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) potencializam o ensino de Geografia, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. No entanto, existe uma escassez de recursos didático-pedagógicos para trabalhar os conceitos desta ciência em sala de aula. Este trabalho apresenta experiências realizadas com o emprego de recursos tecnológicos educacionais abertos em práticas pedagógicas com alunos da Educação Básica, bem como uma reflexão sobre a prática docente na Geografia. Diferentes ferramentas foram inseridas no contexto metodológico que contempla o aluno como sujeito nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados obtidos mostraram que diferentes recursos tecnológicos, abertos e gratuitos, possibilitam que a Geografia se torne muito mais do que uma disciplina curricular, compreendendo um desafio constante de compreensão da realidade.
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