LEVANTAMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Práticas Pedagógicas, Ensino de Geografia

Resumen

O ensino da Geografia desempenha um papel importante na Educação Básica, inspirando os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem a reconhecerem sua singularidade e a superarem dificuldades para que possam atingir seu pleno potencial. As TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) potencializam o ensino de Geografia, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. No entanto, existe uma escassez de recursos didático-pedagógicos para trabalhar os conceitos desta ciência em sala de aula. Este trabalho apresenta experiências realizadas com o emprego de recursos tecnológicos educacionais abertos em práticas pedagógicas com alunos da Educação Básica, bem como uma reflexão sobre a prática docente na Geografia. Diferentes ferramentas foram inseridas no contexto metodológico que contempla o aluno como sujeito nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados obtidos mostraram que diferentes recursos tecnológicos, abertos e gratuitos, possibilitam que a Geografia se torne muito mais do que uma disciplina curricular, compreendendo um desafio constante de compreensão da realidade.

Biografía del autor/a

  • Camila Martins, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Licenciada em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e em Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda no Programa de Pós- Graduação de Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER/UFSM

  • Ricardo Tombesi Macedo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM – Campus Frederico Westphalen-RS. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR

  • Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

    Professor Associado do Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM – Campus Frederico Westphalen-RS. Doutor e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade  Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Referencias

ASTROREALITY. Earth Augment 3D. Disponivel em: <https://www.astroreality.com/augmented-reality-planet-earth-model>. Acesso em 20 de fev. de 2021.

BANHARA, Geraldo Donizete. A utilização das novas tecnologias no ensino de geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2125-8.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.

BARBOSA, Maria Edivani Silva. A Geografia na Escola: Espaço, Tempo e Possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12. jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/>. Acesso em: 26 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Disponível em: Acesso em 21 de fev. de 2021.

CALLAI, Helena Copetti. A Formação do Profissional de Geografia. 2. ed. Ijuí: Ed.Unijuí, 2003.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHROME. Loom. 2021. Disponível em: <https://www.loom.com>. Acesso em: 22 de fev de 2021.

EDUCAPLAY. Aplicações e sites de A a Z para alunos e professores. Revista Minha. Disponível em: <https://revistaminha.pt/2020/03/17/aplicacoes-e-sites-de-a-a-z-para-alunos-e-professores/>. Acesso em 22 de fev.2021.

ESCOLAS EXPONENCIAIS. O papel do professor diante das novas tecnologias no processo educativo. https://escolasexponenciais.com.br/desafios-contemporaneos/o-papel-do-professor/>. Acesso em: 09 de fev 2021.

FARIAS, F . L. O. et a.l Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018); XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018). Anais... Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7918>. Acesso em: 03 fev. 2021.

FERRETI, Eliane. Geografia em Ação: Práticas em Climatologia. Curitiba: Aymará Educação, 2013.

FONFOCA, E. et al. Metodologias Pedagógicas Inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. v. 2. Curitiba: Editora IFPR, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOOGLE FOR EDUCATION. Produtos Gsuíte for Education. Disponível em: <https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/classroom/?modal_active=none&gclid=CjwKCAiAsOmABhAwEiwAEBR0ZiPT0OZc5uzcuXnAZkqyZxHy2Lw1C5bEQcV1Xf3RTveViyEqY9VhaBoCz-EQAvD_BwE>. Acesso em: 03 fev. 2021.

GOOGLE DRIVE. Aplicativos do Google Drive. Disponível em: <https://www.google.com.br/drive/apps.html>. Acesso em: 28 jan. 2021.

GOOGLEPLAY. Google Meet - Reuniões de vídeo seguras. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.meetings&hl=pt_BR&gl=US>. Acesso em: 20 de fev. de 2021.

IBGE. EDUCAIBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/>. Acesso em: 26 jan. 2021.

INOVAEH. Tutorial Padlet: Criando Murais. Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos, 2018. Disponível em: <https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf> . Acesso em: 22 de fev. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2017. Brasília: MEC, 2017.

MACÊDO, H. C; SILVA, R. O; MELO, J. B. A. O Uso das Tic’s na Aprendizagem de Conceitos Cartográficos e Geográficos no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 10, p. 88-105, jan./jun. 2015.

MAPCHART. Mapchart.net: Faça seu próprio mapa personalizado. Disponível em: <https://blog.mapchart.net/app/the-mapchart-mobile-app-for-ios-and-android/>. Acesso em: 22 de fev. 2021.

MARAIA, Luciana Gonçalves de Oliveira. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação: Possibilidades e experiências. Material elaborado para a turma do 2º Período do curso de Pedagogia da FAG Toledo/PR, na disciplina Educação e Tecnologias, 2012.

MARSHALL, Tim. Prisioneiros da Geografia: 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre a Política Global. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MEDEIROS, Jéssica Bilitário de. A Geografia e seus desafios na Educação. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-geografia-seus-desafios-na-educacao-2.htm>. Acesso em: 09 fev. 2021.

MINECRAFT. Site Oficial Minecraft. Disponível em: <https://www.minecraft.net/pt-pt/>. Acesso em: 31 jan. 2021.

MORAN, J. M. . Porto Alegre: PGIEUFRGS, 2000.

MUNDO NATIVO DIGITAL. Genially: crie recursos educativos e interativos fantásticos em poucos cliques. Disponível em: <https://mundonativodigital.com/2016/04/25/genially-crie-recursos-educativos-e-interativos-fantasticos-em-poucos-cliques/>. Acesso em: 26 jan.2021.

OFICINA DA NET. Requisitos Mínimos para Rodar Minecraft em 2021. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.oficinadanet.com.br%2Fpost%2F15181-requisitos-minimos-para-rodar-minecraft&psig=AOvVaw1ahRJvuqRU_1aLoeMu7mCZ&ust=1612217992321000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwju-JCXmsfuAhXmLrkGHd18CCYQr4kDegUIARDNAQ>. Acesso em: 16 de fev de 2021.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

SAMPAIO, A. C. F. et al. Percepções sobre o uso das novas tecnologias no ensino da Cartografia na Educação Básica. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 11, n. 20, p. 106-119, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/>. Acesso em: 09 fev. 2021.

SOUSA, Iomara Barros de. A Formação Inicial do Professor de Geografia: uma discussão sobre as disciplinas de geotecnologias na Educação. Revista Electrónica de Recursos en Internet sobre Geografia y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona, junio de 2019.

STURNER, Arthur Breno. As TIC’S Nas Escolas e os Desafios no Ensino de Geografia na Educação Básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, ago./dez. 2011.

TORRES, Patrícia L.; FIALHO, Francisco A. P. Educação a distância: passado, presente e futuro. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Manuel M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

TUDOGEO. Como usar o LandscapAR – Aplicativo de relevo 3D em realidade aumentada. Disponível em: <https://tudogeo.com.br/2019/07/08/como-usar-o-landscapar-aplicativo-de-relevo-3d-em-realidade-aumentada/>. Acesso em: 28 jan. 2021.

Publicado

2021-09-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LEVANTAMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 158–187, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76692. Acesso em: 5 apr. 2025.