LEVANTAMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76692Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Práticas Pedagógicas, Ensino de GeografiaResumo
O ensino da Geografia desempenha um papel importante na Educação Básica, inspirando os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem a reconhecerem sua singularidade e a superarem dificuldades para que possam atingir seu pleno potencial. As TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) potencializam o ensino de Geografia, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade. No entanto, existe uma escassez de recursos didático-pedagógicos para trabalhar os conceitos desta ciência em sala de aula. Este trabalho apresenta experiências realizadas com o emprego de recursos tecnológicos educacionais abertos em práticas pedagógicas com alunos da Educação Básica, bem como uma reflexão sobre a prática docente na Geografia. Diferentes ferramentas foram inseridas no contexto metodológico que contempla o aluno como sujeito nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados obtidos mostraram que diferentes recursos tecnológicos, abertos e gratuitos, possibilitam que a Geografia se torne muito mais do que uma disciplina curricular, compreendendo um desafio constante de compreensão da realidade.
Referências
ASTROREALITY. Earth Augment 3D. Disponivel em: <https://www.astroreality.com/augmented-reality-planet-earth-model>. Acesso em 20 de fev. de 2021.
BANHARA, Geraldo Donizete. A utilização das novas tecnologias no ensino de geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2125-8.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2021.
BARBOSA, Maria Edivani Silva. A Geografia na Escola: Espaço, Tempo e Possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12. jan./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/>. Acesso em: 26 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Disponível em: Acesso em 21 de fev. de 2021.
CALLAI, Helena Copetti. A Formação do Profissional de Geografia. 2. ed. Ijuí: Ed.Unijuí, 2003.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHROME. Loom. 2021. Disponível em: <https://www.loom.com>. Acesso em: 22 de fev de 2021.
EDUCAPLAY. Aplicações e sites de A a Z para alunos e professores. Revista Minha. Disponível em: <https://revistaminha.pt/2020/03/17/aplicacoes-e-sites-de-a-a-z-para-alunos-e-professores/>. Acesso em 22 de fev.2021.
ESCOLAS EXPONENCIAIS. O papel do professor diante das novas tecnologias no processo educativo. https://escolasexponenciais.com.br/desafios-contemporaneos/o-papel-do-professor/>. Acesso em: 09 de fev 2021.
FARIAS, F . L. O. et a.l Práticas Pedagógicas Colaborativas utilizando Ferramentas Digitais: Um Relato de experiência na formação de educadores. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018); XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018). Anais... Disponível em: <https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7918>. Acesso em: 03 fev. 2021.
FERRETI, Eliane. Geografia em Ação: Práticas em Climatologia. Curitiba: Aymará Educação, 2013.
FONFOCA, E. et al. Metodologias Pedagógicas Inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. v. 2. Curitiba: Editora IFPR, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOOGLE FOR EDUCATION. Produtos Gsuíte for Education. Disponível em: <https://edu.google.com/intl/pt-BR/products/classroom/?modal_active=none&gclid=CjwKCAiAsOmABhAwEiwAEBR0ZiPT0OZc5uzcuXnAZkqyZxHy2Lw1C5bEQcV1Xf3RTveViyEqY9VhaBoCz-EQAvD_BwE>. Acesso em: 03 fev. 2021.
GOOGLE DRIVE. Aplicativos do Google Drive. Disponível em: <https://www.google.com.br/drive/apps.html>. Acesso em: 28 jan. 2021.
GOOGLEPLAY. Google Meet - Reuniões de vídeo seguras. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.meetings&hl=pt_BR&gl=US>. Acesso em: 20 de fev. de 2021.
IBGE. EDUCAIBGE. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/>. Acesso em: 26 jan. 2021.
INOVAEH. Tutorial Padlet: Criando Murais. Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos, 2018. Disponível em: <https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf> . Acesso em: 22 de fev. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2017. Brasília: MEC, 2017.
MACÊDO, H. C; SILVA, R. O; MELO, J. B. A. O Uso das Tic’s na Aprendizagem de Conceitos Cartográficos e Geográficos no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 6, n. 10, p. 88-105, jan./jun. 2015.
MAPCHART. Mapchart.net: Faça seu próprio mapa personalizado. Disponível em: <https://blog.mapchart.net/app/the-mapchart-mobile-app-for-ios-and-android/>. Acesso em: 22 de fev. 2021.
MARAIA, Luciana Gonçalves de Oliveira. Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação: Possibilidades e experiências. Material elaborado para a turma do 2º Período do curso de Pedagogia da FAG Toledo/PR, na disciplina Educação e Tecnologias, 2012.
MARSHALL, Tim. Prisioneiros da Geografia: 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre a Política Global. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
MEDEIROS, Jéssica Bilitário de. A Geografia e seus desafios na Educação. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-geografia-seus-desafios-na-educacao-2.htm>. Acesso em: 09 fev. 2021.
MINECRAFT. Site Oficial Minecraft. Disponível em: <https://www.minecraft.net/pt-pt/>. Acesso em: 31 jan. 2021.
MORAN, J. M. . Porto Alegre: PGIEUFRGS, 2000.
MUNDO NATIVO DIGITAL. Genially: crie recursos educativos e interativos fantásticos em poucos cliques. Disponível em: <https://mundonativodigital.com/2016/04/25/genially-crie-recursos-educativos-e-interativos-fantasticos-em-poucos-cliques/>. Acesso em: 26 jan.2021.
OFICINA DA NET. Requisitos Mínimos para Rodar Minecraft em 2021. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.oficinadanet.com.br%2Fpost%2F15181-requisitos-minimos-para-rodar-minecraft&psig=AOvVaw1ahRJvuqRU_1aLoeMu7mCZ&ust=1612217992321000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwju-JCXmsfuAhXmLrkGHd18CCYQr4kDegUIARDNAQ>. Acesso em: 16 de fev de 2021.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.
SAMPAIO, A. C. F. et al. Percepções sobre o uso das novas tecnologias no ensino da Cartografia na Educação Básica. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 11, n. 20, p. 106-119, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/>. Acesso em: 09 fev. 2021.
SOUSA, Iomara Barros de. A Formação Inicial do Professor de Geografia: uma discussão sobre as disciplinas de geotecnologias na Educação. Revista Electrónica de Recursos en Internet sobre Geografia y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona, junio de 2019.
STURNER, Arthur Breno. As TIC’S Nas Escolas e os Desafios no Ensino de Geografia na Educação Básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, ago./dez. 2011.
TORRES, Patrícia L.; FIALHO, Francisco A. P. Educação a distância: passado, presente e futuro. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Manuel M. M. (orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
TUDOGEO. Como usar o LandscapAR – Aplicativo de relevo 3D em realidade aumentada. Disponível em: <https://tudogeo.com.br/2019/07/08/como-usar-o-landscapar-aplicativo-de-relevo-3d-em-realidade-aumentada/>. Acesso em: 28 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Camila Martins, Ricardo Tombesi Macedo, Sidnei Renato Silveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


