A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO A PARTIR DE MAPAS DA ÁFRICA ELABORADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

África, Ensino fundamental, Subjetividade docente, Geografia crítica

Resumo

O estudo da história e da cultura afrodescendente e indígena é obrigatório em todas as instituições de ensino públicas e privadas brasileiras. Considerando que a geografia trabalhada de forma interdisciplinar pode contribuir para a construção de saberes sobre os aportes desses povos à constituição do Brasil, a pesquisa relatada neste artigo buscou explorar as formas como seis docentes de ensino fundamental representam graficamente o continente África. Como subsídio teórico, o estudo apoiou-se em referências do movimento de renovação da geografia (SANTOS, 1994; 2004; 2004; VESENTINI, 2001; 2002), da geografia escolar (CALLAI, 2005; 2010; 2011; CAVALCANTI, 2000; 2002; 2012), bem como na subjetividade social de docentes (JODELET, 2017; NOVAES, 2013; 2015; 2020; SERPA, 2019). Os participantes foram convidados a elaborar livremente um mapa da África por meio do aplicativo Canvas, e a responder um questionário por meio de aplicativo Google formulários. As informações produzidas foram sistematizadas e analisadas à luz da geografia crítica e evidenciaram mapas mudos, com poucas informações sobre o continente objeto do desenho. Tal ausência de elementos sobre África aponta para a necessidade de maior investimento na formação de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

  • Marcos Aurélio Soares da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Jandira-SP

    Licenciado em Geografia. Mestrando em Educação. Coordenador de Geografia na Secretaria Municipal de Educação de Jandira - São Paulo

  • Adelina de Oliveira Novaes, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

    Doutora em Psicologia. Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Docente do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo

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Publicado

10-09-2021

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Artigos

Como Citar

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO A PARTIR DE MAPAS DA ÁFRICA ELABORADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 119–139, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76690. Acesso em: 8 abr. 2025.