ENSINO DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Ensino Remoto, Tecnologias educacionais, Prática DocenteResumen
Este trabalho visa discutir as novas proposituras para o ensino de Geografia a partir da realidade imposta à educação e à prática docente diante da pandemia. A pesquisa adotou uma abordagem de natureza teórica, a partir da qual apresentamos a problemática de modo a refletir sobre possíveis práticas para solucionar/facilitar o atual cenário educacional bem como salientamos os impasses vividos pelos docentes nesse momento. Foi possível inferir que a internet e as mídias digitais são excelentes recursos se utilizados a partir de planejamento adequado, bem como se forem oferecidas aos docentes as condições necessárias ao desenvolvimento de uma boa prática. Ademais, evidencia-se a necessidade de pensar constantemente as questões que se referem ao exercício do profissional docente.
Referencias
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância. 2011. Disponível em:
<http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf> Acesso em: 31/08/20.
AZAMBUJA, L. D.; CALLAI, H. C. A Licenciatura de Geografia e a Articulação com a Educação Básica. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.
BARRETO, R. G. Tecnologia e Educação: trabalho e formação docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p.1181-1201, dez. 2004.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Editora Vozes, 4 edição. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2010, p. 22-26.
CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: Muda a Geografia? Muda o ensino? Revista Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2008.
COSCARELLI, C. V. O uso da informática como instrumento de ensino-aprendizagem. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 4, n. 20, p. 36-45, mar./abr. 1998.
COUTINHO, C.; LISBOA, E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. XVIII, n. 1, p. 5-22, 2011.
DELAGNELLO, L. Como a pandemia de coronavírus impacta o ensino no Brasil. 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2020/04/05/como-a-pandemia-de-coronavirus-impacta-o-ensino-no-brasil.htm>. Acesso em: 31/08/20.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2001.
GASPAR, M. I. Duas Metodologias de Ensino em Educação a Distância Online. Discursos, Série Perspectivas em Educação, n. 1, p. 65-75, 2003.
GUIMARÃES, I. V. Ensinar e Aprender Geografia: contexto e perspectivas de professores e alunos como sujeitos sócio-culturais. Revista Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2000.
MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista Ciências da Educação, n. 8, p.7-22, 2009.
MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
MORAN, M. J.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009.
NEVES, K. F. T. V. Os trabalhos de campo no ensino de Geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2010.
NOGUEIRA, V.; CARNEIRO, S. M. M. Educação geográfica e formação da consciência espacial-cidadã. Editora UFPR: Curitiba, PR, 2003.
PEDAGOGA explica diferença entre ensino remoto e EAD. 2020. Disponível em <https://www.uninassau.edu.br/noticias/pedagoga-explica-diferenca-entre-ensino-remoto-e-ead>. Acesso em 27/09/2020 ás 19h.
PAPERT, S. A máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática. Artes Médicas, Porto Alegre, p.4-11, 1994.
QUERTE, T. C. M. et al. Os Professores e a Integração das TIC nas Escolas: Um Panorama Brasileiro. Discursos, Porto Alegre, p. 177-189, dez. 2004.
SANTOS, R. J.; COSTA, C. L.; KINN, M. G. Ensino de Geografia e novas linguagens. In: BUITONI, Marisia Margarida Santiago (coord.). Explorando o ensino: Geografia ensino fundamental. v. 22. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2010.
VESENTINI, J. W. Para uma Geografia Crítica na Escola. São Paulo; 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Joyce Caroline de Souza Souto, Nathalia Rocha Morais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.