PERSPECTIVAS DO RAP NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O QUE PENSAM OS DOCENTES?

Authors

Keywords:

Educação Geográfica, Interculturalidade, Criticidade, Rap Nacional

Abstract

O rap, voz do movimento Hip Hop, tem representado a cultura de margem e ampliado as discussões sobre o racismo, questões de gênero, conflitos de classes entre outras problemáticas. A incorporação do rap e dessas temáticas no ensino é de extrema relevância para a construção de um currículo pautado na interculturalidade. Este estudo analisa qual o papel do rap a partir da perspectiva de três professores de uma escola pública do Gama, DF, Brasil e visa também compreender que percepções os mesmos possuem sobre o rap. O trabalho foi desenvolvido com a análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas. Também foi proposto para o desenvolvimento da entrevista uma análise da música “Primeiro de Abril”, do grupo Além da Loucura. A partir das respostas dos professores foi possível verificar que na perspectiva dos entrevistados o rap possui um papel de gerar criticidade, reflexão sobre o mundo, e se aproxima de uma educação para a cidadania. Outro aspecto destacado  é a pluralidade de conteúdos que podem ser trabalhados a partir do rap. Por meio disso podemos compreendê-lo como um instrumento de emancipação e transformação social.

Author Biography

  • Ana Luiza da Silva Indiano, Universidade de Brasília (UNB)

    Licenciada em Geografia pela Universidade de Brasília (UNB), cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da mesma universidade. Membro do Observatório de Territórios de Esperança

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Published

2021-09-10

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Artigos

How to Cite

PERSPECTIVAS DO RAP NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O QUE PENSAM OS DOCENTES?. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 50–76, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76687. Acesso em: 2 apr. 2025.