ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo Secretaria de Educação do Distrito Federal https://orcid.org/0000-0003-4238-0139
  • Tiago Fernandes Rufo Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76684

Palavras-chave:

Construção curricular, Alfabetização, Letramento, Ciências Humanas

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o processo de construção curricular nos primeiros anos de escolarização dos estudantes nas Ciências Humanas, especialmente nas áreas de História e Geografia, com a identificação dos principais entraves e necessidades encontradas no processo inicial de alfabetização e letramento da Educação Básica, tanto dos aspectos da construção curricular como da prática docente. Por meio de levantamento e revisão bibliográfica e análise documental, o artigo é divido em três partes principais e complementares entre si, destacando-se os processos de construção curricular nas Ciências Humanas, os fundamentos teóricos e elementos essenciais do processo de ensino e aprendizagem de História e Geografia, com o estabelecimento de indicações de alguns caminhos, recursos e possibilidades metodológicas atreladas às duas disciplinas.

Biografia do Autor

  • Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Professor da Secretaria de Educação do DF

  • Tiago Fernandes Rufo, Secretaria de Educação do Distrito Federal

    Doutorando em Geografia pela UnB. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal

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Publicado

10-09-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS E CONSTRUÇÃO CURRICULAR NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 22, p. 3–28, 2021. DOI: 10.14393/REG-v12-2021-76684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76684. Acesso em: 26 dez. 2025.