ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA GRADUAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO

Autores

  • Paulo Giovani de Andrade Aguiar Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Nilcéa Santos Calmon Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Regência, Formação de professores, Didática

Resumo

Este trabalho visa apresentar a aprendizagem e os desafios experienciados no decorrer da atividade de observação, coparticipação e regência, realizada em uma turma dos anos finais na escola de 1º Grau Dom Manoel Raimundo de Melo, no município Caetité-BA, que é uma instituição de Ensino Fundamental. Por meio de diálogos, buscou-se identificar as metodologias de ensino adotadas pelo professor de Geografia, conhecer a estrutura física e a dinâmica da instituição, além de vivenciar a conduta comportamental dos alunos no meio escolar, levando em consideração a influência, positiva ou negativa, da atuação do profissional docente ao ministrar suas aulas, haja vista que as práticas de observação, coparticipação e regência possibilitam desenvolver em cada graduando dos cursos de formação de professores não apenas a compreensão das teorias estudadas na universidade, mas como se dá a sua aplicabilidade na sala de aula, permitindo ao futuro professor refletir sobre a iniciação da construção de sua própria prática pedagógica. A observação, a coparticipação e a regência devem ser entendidas como instrumentos capazes de influenciar positivamente o professor em formação, de maneira que este contribua com a transformação da sociedade e a construção da cidadania. O estágio proporciona ao graduando maior domínio da práxis, favorecendo a ampliação do conhecimento do universo educacional do futuro docente.

Biografia do Autor

  • Paulo Giovani de Andrade Aguiar, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia –   Departamento de Ciências Humanas – Campus VI, Caetité

  • Nilcéa Santos Calmon, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Professora orientadora, especializada em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, Brasil – Campus VI

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3.a ed. São Paulo: Cortez, 1997.

______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.

Downloads

Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA GRADUAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 195–205, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76680. Acesso em: 5 abr. 2025.