ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA NA GRADUAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO
Palavras-chave:
Regência, Formação de professores, DidáticaResumo
Este trabalho visa apresentar a aprendizagem e os desafios experienciados no decorrer da atividade de observação, coparticipação e regência, realizada em uma turma dos anos finais na escola de 1º Grau Dom Manoel Raimundo de Melo, no município Caetité-BA, que é uma instituição de Ensino Fundamental. Por meio de diálogos, buscou-se identificar as metodologias de ensino adotadas pelo professor de Geografia, conhecer a estrutura física e a dinâmica da instituição, além de vivenciar a conduta comportamental dos alunos no meio escolar, levando em consideração a influência, positiva ou negativa, da atuação do profissional docente ao ministrar suas aulas, haja vista que as práticas de observação, coparticipação e regência possibilitam desenvolver em cada graduando dos cursos de formação de professores não apenas a compreensão das teorias estudadas na universidade, mas como se dá a sua aplicabilidade na sala de aula, permitindo ao futuro professor refletir sobre a iniciação da construção de sua própria prática pedagógica. A observação, a coparticipação e a regência devem ser entendidas como instrumentos capazes de influenciar positivamente o professor em formação, de maneira que este contribua com a transformação da sociedade e a construção da cidadania. O estágio proporciona ao graduando maior domínio da práxis, favorecendo a ampliação do conhecimento do universo educacional do futuro docente.
Referências
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PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3.a ed. São Paulo: Cortez, 1997.
______; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.
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