O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO E A IMPORTÂNCIA DOS BARCOS REGIONAIS PARA SUA REALIZAÇÃO EM CURSOS NO AMAZONAS

Autores

  • Camila de Oliveira Louzada Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6780-8459
  • Armando Brito da Frota Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76677

Palavras-chave:

Trabalho de campo, Barcos regionais, Formação do geógrafo

Resumo

No estado do Amazonas os alunos de Geografia realizam boa parte dos trabalhos de campo em barcos regionais pelos rios da região. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como o trabalho de campo contribui para a formação dos geógrafos, através das experiências vivenciadas pelos graduandos em Geografia das turmas de 2008 e 2009 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica e realização de entrevistas com perguntas abertas. Teve como resultados: a) a percepção unânime que os entrevistados consideram o trabalho de campo na graduação em Geografia como uma atividade extremamente importante que proporciona ao graduando visualizar os fenômenos estudados e compreende-los na prática; b) os trabalhos de campo realizados em barcos regionais permitem a oportunidade de experienciar outra realidade, que pode ser até desconhecida pelos alunos que residem nas cidades; c) os barcos permitem acesso a lugares inalcançáveis por meio do transporte rodoviário, principalmente no Amazonas. Diante disso, o presente trabalho ousou propor uma ficha para a prática do trabalho de campo, visando o melhor aproveitamento das práticas de campo, tão importantes na formação do geógrafo.

Biografia do Autor

  • Camila de Oliveira Louzada, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

  • Armando Brito da Frota Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ

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Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO E A IMPORTÂNCIA DOS BARCOS REGIONAIS PARA SUA REALIZAÇÃO EM CURSOS NO AMAZONAS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 176–184, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76677. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76677. Acesso em: 26 dez. 2025.