O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO E A IMPORTÂNCIA DOS BARCOS REGIONAIS PARA SUA REALIZAÇÃO EM CURSOS NO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76677Palavras-chave:
Trabalho de campo, Barcos regionais, Formação do geógrafoResumo
No estado do Amazonas os alunos de Geografia realizam boa parte dos trabalhos de campo em barcos regionais pelos rios da região. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar como o trabalho de campo contribui para a formação dos geógrafos, através das experiências vivenciadas pelos graduandos em Geografia das turmas de 2008 e 2009 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica e realização de entrevistas com perguntas abertas. Teve como resultados: a) a percepção unânime que os entrevistados consideram o trabalho de campo na graduação em Geografia como uma atividade extremamente importante que proporciona ao graduando visualizar os fenômenos estudados e compreende-los na prática; b) os trabalhos de campo realizados em barcos regionais permitem a oportunidade de experienciar outra realidade, que pode ser até desconhecida pelos alunos que residem nas cidades; c) os barcos permitem acesso a lugares inalcançáveis por meio do transporte rodoviário, principalmente no Amazonas. Diante disso, o presente trabalho ousou propor uma ficha para a prática do trabalho de campo, visando o melhor aproveitamento das práticas de campo, tão importantes na formação do geógrafo.
Referências
CIOCCARI, Carmen Cândida. Ensino de geografia e o trabalho de campo: construindo possibilidades de ensino e aprendizagem sobre o espaço urbano e rural em Júlio de Castilhos, RS. Dissertação em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Maria, 2013. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ppggeo/images/ccc.pdf . Acessado em Agosto de 2018.
COMPIANI, M. Ensaios de interdisciplinaridade no ensino fundamental com geologia/geociências. In: PONTUSCHKA, N.; OLIVEIRA, A. (org.). Geografia em Perspectiva. 1 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2002, p. 125-133.
COMPIANI, M. O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos
trabalhos práticos: implicações para o ensino de ciências e educação ambiental. Ciência e Educação (UNESP), v. 13, p. 29-45, 2007.
FONTANA, R.; CRUZ, M. N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: atual, 1997.
JUSTEN-ZANCANARO, Rosangela; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Trabalhos de campo na disciplina Geografia: estudo de caso em Ponta Grossa, PR. Revista Terra, v. 9, n.49, p. 49-60, 2012. Disponível em: <https://www.ige.unicamp.br/terrae/V9/PDFv9/Trabalhos%20de%20campo.pdf>. Acessado em Agosto de 2018.
LOUZADA, Camila de Oliveira; FROTA FILHO, Armando Brito. Metodologias para o ensino de geografia física. Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 75-84, abr. 2017. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/397>. Acesso em: 16 ago. 2018.
MARQUES, J. S. Ciência Geomorfológica. In: GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista da.(Org.). Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. 1ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996, p. 25-56.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Editora Feevale, 2013.
ROSS, J. L. S.; FIERZ, M. S. M. ; VIERA, B. C.. Técnicas de Geomorfologia. In: VENTURI, Luis Antonio Bittar. (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. 1ª ed. São Paulo: Editora Sarandi, 2011, p. 29-54.
SILVA, Armando Corrêa. Natureza do trabalho de campo em Geografia Humana e suas limitações. Revista do Departamento de Geografia, v. 1, p. 49-54, 2011.
SOUZA, Marcos José Nogueira; SANTOS, Jader de Oliveira; OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal. Sistema Ambientais e capacidade de suporte na bacia hidrográfica do rio Curu-Ceará. Revista Continentes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ano 1, n. 1, 2012. Disponível em: . Acessado em Setembro de 2018.
SUERTEGARAY, D. M. A. Notas sobre epistemologia da Geografia. In: Cadernos Geográficos, Universidade Federal de Santa Catarina, n. 1 (Maio 1999) Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999.
TOCANTINS, Leandro. O Rio comanda a vida: uma interpretação da Amazônia. Rio de Janeiro. 4º ed., 1964.
VEIGA, Léia Aparecida; DA SILVA, Andresa Lourenço; ALIEVI, Alan Alves. Ensino de geografia: trabalho de campo e análise da paisagem urbana1. In: Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos II e Semana de Geografia XIX. Anais... Maringá-PR, 2010.
WULF, Andrea. A invenção da natureza: a vida e as descobertas de Alexaner Von Humbold/ Andrea Wulf. Tradução Renato Marques. 1º Ed. São Paulo-SP: Editora Planeta, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Camila de Oliveira Louzada, Armando Brito da Frota Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


