GEOGRAFIA E LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: REPRESENTATIVIDADE, IDENTIDADE E EMPODERAMENTO

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Literatura, Educação para relações étnico-raciais, Pensamento decolonial

Resumen

Este texto abordará as possibilidades de conexões entre a Geografia e a leitura literária na Educação Básica para ampliação do debate sobre a representatividade, a construção da identidade e promoção do empoderamento de crianças e jovens, sob a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais e de princípios do pensamento decolonial. Associada a esta conversa, apresento minha experiência enquanto escritora de literatura infantil, trazendo relatos dos impactos que a leitura literária traz para os leitores e as transformações que promove nas crianças. A intenção é resgatar autores que propõem o trabalho interdisciplinar entre Geografia e Literatura, mas também trazer para essa discussão, referências e elementos mais atuais dessa construção, conectando com a importância da educação antirracista e decolonial na prática da Geografia na Educação Básica.

Biografía del autor/a

  • Maíra Suertegaray Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professora Titular do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação UFRGS. Atua na área de Geografia na Educação Básica e como professora da Linha de Ensino de Geografia no Programa de Pós-Graduação da mesma Universidade

Referencias

ADICHIE, C. O perigo da história única. São Paulo: Companhia da Letras, 2019. 64p.

______. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das letras, 2017. 96p.

AMARAL, L. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, J. G. (coord.). Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998, p. 11-30.

BARCELLOS, F. R. Espaço, Lugar e Literatura – O olhar geográfico machadiano sobre a cidade do Rio de Janeiro. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n. 25, p. 41-52, jan./jun. de 2009.

BERALDI, F. B.; FERRAZ, C. B. de O. Diálogo necessário entre a geografia e a literatura infantil nas séries iniciais do ensino fundamental. Para Onde!?, UFRGS, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 188-196, jul./dez. 2012.

BERTH, J. Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2019. 184p.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. V.1. Brasília: Editora UnB, 1998. 674p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 15 de setembro 2020.

BROSSEAU, M. Geografia e Literatura. In: CORREA, R. L.; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007a, p. 17-77.

______. O Romance: o outro sujeito para Geografia. In: CORREA, R. L.; ROZENDAHL, Z. (orgs.). Literatura, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007b, p. 79-121.

COELHO, N. N. Literatura infantil. São Paulo: Ed. Moderna, 2000.

KILOMBA, G. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. 248p.

LOPES, J. J. Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias, Revista Educ. Públ., Cuiabá, v. 22, n. 49/1, p. 283-294, maio/ago. 2013.

______; VASCONCELLOS, T. Geografia da Infância: territorialidades infantis. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p.103-127, jan./jun. 2006.

MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Cadernos PENESB (Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade brasileira), UFF, Rio de Janeiro, n. 5, p. 15-34, 2004.

PERES, F. C.; MARINHEIRO, E. de L.; MOURA, S. M. A Literatura Infantil na formação da identidade da criança. Revista Eletrônica Pró-Docência, UEL, n. 1, v. 1, jan-jun. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope>. Acesso em 15 de setembro de 2020.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2.a Ed. São Paulo: Editora 34, 2009. 192p.

______. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. São Paulo: Editora 34, 2019. 208 p.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3a ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber, eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Clacso, 2005, p. 227-278.

RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017. 112p.

______. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 135p.

RIBEIRO, Michelle Maciel. Olha profe, eu pareço com ela! As implicações da ERER na construção de identidade racial. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. 2017. 39p.

SILVA, P. B. G. Prática do Racismo e formação de professores. In: DAYRELL, Juarez. (org) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Minas Gerais: Ed. UFMG, pp.168-178. 2006.

SILVA, I. A.; BARBOSA, T. O ensino de Geografia e a Literatura: uma contribuição estética. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 49, p. 80–89, mar/2014.

SOUZA, M. E. V. Construção da identidade dos alunos negros e afrodescendentes: alguns aspectos. UNIRIO. 28a Reunião ANPED, GT: Afro-Brasileiros e Educação/ n. 21, 2005.

SUERTEGARAY, M. Dandara e a Princesa Perdida. Ilustrado por Carla Pilla. 1a Ed. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura e Imprensa Livre, 2012. 28p.

______. Boyrá e o Menino. Ilustrado por Carla Pilla. 1a Ed. Porto Alegre: Compasso Lugar- Cultura, 2015. 20p.

______. Dandara, seus cachos e caracóis. Ilustrado por Carla Pilla. 1a Ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. 40p.

______. No país de Anahí. Ilustrado por Martina Schreiner. 1a Ed. Porto Alegre: Edelbra, 2015. 32p.

______. Anahí: a flor que queria ser menina. Ilustrado por Carla Pilla. 1a Ed. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2017. 32p.

Publicado

2020-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

GEOGRAFIA E LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: REPRESENTATIVIDADE, IDENTIDADE E EMPODERAMENTO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 14–37, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76654. Acesso em: 8 apr. 2025.