O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO PAULISTA: ANÁLISE DE REFERENCIAIS E METODOLOGIAS INDICADAS PARA O TRABALHO COM A CARTOGRAFIA
Palavras-chave:
BNCC, Reorganização Curricular, DidáticaResumo
A partir do ano de 2016, segue no Brasil uma efetiva construção em torno da reorganização curricular nas escolas da educação básica. Este contexto desembocou na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mediante isto, o estado de São Paulo dispôs de um programa com o denominado “Currículo Paulista”, procurando redimensionar seu currículo com suporte na BNCC. Neste âmbito, publicaram-se na proposta estadual os “Cadernos do Professor”, com orientações sobre referenciais teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de aulas com parâmetros nas habilidades e competências elencadas pela nova base. Dessa forma, procurou-se com este trabalho apresentar uma análise a partir do levantamento sobre os referenciais e as metodologias indicadas pelo caderno do professor para o trabalho com a cartografia no ensino médio no estado de São Paulo. O material que possui tais evidências é o Caderno do Professor Volume 01 - versão preliminar, com propositivas para o 1º bimestre do 1º ano. Chega-se à conclusão de que os suportes teóricos prevalentes são as referências técnico-cartográficas acadêmicas, sobretudo nacionais, produzidas maiormente a partir do ano 2007, com subsídios de órgãos oficiais para o recolhimento de informações cartográficas. As metodologias didáticas não são inovadoras como sugere o debate em torno da BNCC, disponibilizando propostas já muito utilizadas pelas escolas, como as aulas expositivas dialógicas, seminários e leituras de textos, o que implica a necessidade de estudos sobre as consistências e impactos das mudanças curriculares observadas.
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