O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO PAULISTA: ANÁLISE DE REFERENCIAIS E METODOLOGIAS INDICADAS PARA O TRABALHO COM A CARTOGRAFIA

Autores

  • João Vitor Gobis Verges Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) https://orcid.org/0000-0002-4560-1278
  • Nivea Massaretto Verges Rede Particular de Ensino no município de Cuiabá-MT

Palavras-chave:

BNCC, Reorganização Curricular, Didática

Resumo

A partir do ano de 2016, segue no Brasil uma efetiva construção em torno da reorganização curricular nas escolas da educação básica. Este contexto desembocou na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mediante isto, o estado de São Paulo dispôs de um programa com o denominado “Currículo Paulista”, procurando redimensionar seu currículo com suporte na BNCC. Neste âmbito, publicaram-se na proposta estadual os “Cadernos do Professor”, com orientações sobre referenciais teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de aulas com parâmetros nas habilidades e competências elencadas pela nova base. Dessa forma, procurou-se com este trabalho apresentar uma análise a partir do levantamento sobre os referenciais e as metodologias indicadas pelo caderno do professor para o trabalho com a cartografia no ensino médio no estado de São Paulo. O material que possui tais evidências é o Caderno do Professor Volume 01 - versão preliminar, com propositivas para o 1º bimestre do 1º ano. Chega-se à conclusão de que os suportes teóricos prevalentes são as referências técnico-cartográficas acadêmicas, sobretudo nacionais, produzidas maiormente a partir do ano 2007, com subsídios de órgãos oficiais para o recolhimento de informações cartográficas. As metodologias didáticas não são inovadoras como sugere o debate em torno da BNCC, disponibilizando propostas já muito utilizadas pelas escolas, como as aulas expositivas dialógicas, seminários e leituras de textos, o que implica a necessidade de estudos sobre as consistências e impactos das mudanças curriculares observadas.

Biografia do Autor

  • João Vitor Gobis Verges, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

    Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Campus Caxias do Sul; doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente – SP; doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ULisboa) - Portugal.

  • Nivea Massaretto Verges, Rede Particular de Ensino no município de Cuiabá-MT

    Docente da Rede Particular de Ensino no município de Cuiabá-MT; mestre e licenciada em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP

Referências

BARROS, Aidil Jesus da Silveira, LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BUDD, John W. Mind maps as classroom exercises. The journal of economic education, v. 35, n. 1, p. 35-46, 2004.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 12/04/2020.

BUZAN, Tony; BUZAN, Barry. How to mind map. London: Thorsons, 2002.

CONSENZA, Ramon N.; GUERRA, Leonor B. Neurociência. educação: como o cérebro aprende. 1º ed. São Paulo: Artimed, 2011.

NURLAILA, Alma Prima et al. The use of mind mapping technique in writing descriptive text. Journal of English and Education, v. 1, n. 2, p. 9-15, 2013.

PIRES, Lucineide Mendes. Políticas educacionais e curriculares em curso no Brasil: a reforma do ensino médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque et al. (Orgs.). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte-MG: IGC, 2017, p. 232-260.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. SP faz escola. Cadenro do professor; ciências humanas; ensino médio; v. 1; 1º bimestre. São Paulo-SP: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/COPED/CEM, 2019. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/pdfs/EM_PR_CH_01_Vol1_VP.pdf>. Acesso em: 01/07/2020.

TRAINA, Agma Juci Machado; TRAINA JR, Caetano. Como fazer pesquisa bibliográfica. SBC Horizontes, v. 2, n. 2, p. 30-35, 2009.

VERGES, João Vitor Gobis. Ensino de geografia e mudanças climáticas: análise sobre a coleção “Explorando o Ensino” - MEC (2004-2010). Revista GeoUECE, Fortaleza, v. 4, n. 6, p. 81-107, 2015.

Downloads

Publicado

12-02-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURRÍCULO PAULISTA: ANÁLISE DE REFERENCIAIS E METODOLOGIAS INDICADAS PARA O TRABALHO COM A CARTOGRAFIA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 4–13, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76652. Acesso em: 8 abr. 2025.