PENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTEXTOS E VIVÊNCIAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76646Palavras-chave:
Formação de Professores, Formação inicial, Vivências pedagógicasResumo
Pensar a formação docente no Brasil é um dos temas mais importantes e urgentes a serem debatidos em âmbito acadêmico. São constantes as modificações curriculares, críticas pedagógicas e urge pensarmos a realidade de atuação dos educadores ainda nos espaços de formação inicial, como uma forma de intervir e valorizar a docência. Este trabalho é pensado como uma possibilidade de conhecer o panorama de formação dos professores por um viés crítico. Defendemos que as vivências pedagógicas ocorridas ao longo da formação inicial são potentes à construção de discentes críticos, capazes de desenvolver futuramente a docência de forma autônoma, baseando-se em práticas estimuladas na formação inicial. Nesse sentido, compõe objetivo deste trabalho discutir os desafios enfrentados pelos graduandos na inserção em sala de aula, durante o período de formação inicial, bem como problematizar as práticas pedagógicas apresentadas aos discentes ao longo do curso de graduação em Geografia de uma Universidade pública. Consequentemente, o trabalho também visa compreender a visão dos acadêmicos sobre as primeiras experiências em sala de aula. Para além, problematiza-se o momento de inserção escolar enquanto oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional, no qual se atenta para os efeitos causados pela culpabilização docente advinda de situações frustrantes as quais o discente poderá enfrentar no ambiente escolar.
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