PENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTEXTOS E VIVÊNCIAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Ana Paula Kiefer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Natália Lampert Batista Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Tascieli Feltrin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação inicial, Vivências pedagógicas

Resumo

Pensar a formação docente no Brasil é um dos temas mais importantes e urgentes a serem debatidos em âmbito acadêmico. São constantes as modificações curriculares, críticas pedagógicas e urge pensarmos a realidade de atuação dos educadores ainda nos espaços de formação inicial, como uma forma de intervir e valorizar a docência. Este trabalho é pensado como uma possibilidade de conhecer o panorama de formação dos professores por um viés crítico. Defendemos que as vivências pedagógicas ocorridas ao longo da formação inicial são potentes à construção de discentes críticos, capazes de desenvolver futuramente a docência de forma autônoma, baseando-se em práticas estimuladas na formação inicial. Nesse sentido, compõe objetivo deste trabalho discutir os desafios enfrentados pelos graduandos na inserção em sala de aula, durante o período de formação inicial, bem como problematizar as práticas pedagógicas apresentadas aos discentes ao longo do curso de graduação em Geografia de uma Universidade pública. Consequentemente, o trabalho também visa compreender a visão dos acadêmicos sobre as primeiras experiências em sala de aula. Para além, problematiza-se o momento de inserção escolar enquanto oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional, no qual se atenta para os efeitos causados pela culpabilização docente advinda de situações frustrantes as quais o discente poderá enfrentar no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Acadêmica do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

  • Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Mestra, doutora e pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM.

  • Tascieli Feltrin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Referências

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Publicado

08/13/2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTEXTOS E VIVÊNCIAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 82–91, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76646. Acesso em: 22 abr. 2025.