SUJEITOS E SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO PIBID

Autores/as

  • Clarice Cassab da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Andréa Moreira Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG
  • Gilmar Vianella Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76645

Palabras clave:

Formação continuada, Formação inicial, PIBID, Socialização profissional

Resumen

O trabalho resulta da experiência como coordenadora e dos supervisores do subprojeto Geografia do PIBID na Universidade Federal de Juiz de Fora, no período de junho de 2016 a março de 2019. Nesse período, o PIBID foi implantado no total de seis escolas da cidade, envolvendo dezenas de discentes do curso de Licenciatura em Geografia da UFJF. Ao longo dessa experiência se evidenciou o importante papel que o Programa tem tanto na formação inicial quanto na formação continuada dos professores. Ao possibilitar uma prematura socialização profissional, o PIBID contribuiu significativamente para que os licenciandos refletissem de maneira crítica sobre as questões a serem enfrentadas quando do cotidiano escolar. Isso, por sua vez, resultou num conjunto de ganhos relativos à sua formação inicial. Do mesmo modo, os professores-supervisores foram desafiados a repensarem suas práxis à luz das questões e contribuições trazidas pelos licenciados a partir de suas vivências na Universidade. Desse modo, este texto intenta apresentar algumas dessas contribuições no processo formativo desses dois sujeitos diretamente envolvidos na realização do subprojeto Geografia. Outro objetivo é enfatizar a relação indispensável entre Universidade-escola como espaços formativos para ambos. Além disso, este artigo pretende contribuir para o debate acerca da relevância do PIBID como importante estratégica pedagógica na formação de profissionais engajados com a realidade escolar.

Biografía del autor/a

  • Clarice Cassab, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

  • Andréa Moreira, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG

    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); docente da rede de ensino municipal de Juiz de Fora-MG.

  • Gilmar Vianella, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

    Licenciado em Geografia; docente da rede de ensino estadual de Juiz de Fora-MG.

Referencias

BRASIL. Decreto no 7.219, de 24/06/2010, dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília/DF: MEC/CAPES, 2010a. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 jun. 2010. Seção 1, p. 4-5. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/DecretoPIBID_240610.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Relatório de Gestão 2009-2013. Brasília-DF: MEC/DEB, 2013. Disponível em: <https://goo.gl/vZ7k0y>. Acesso em: 05 de abril de 2019.

CANDAU, V. M. F. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. M. de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. Formação de Professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 2007, p. 139-152.

CASSAB, C. Reflexões sobre o ensino de Geografia. Geografia Ensino & pesquisa, Santa Maria, v. 13, n. 1, p. 43-50, 2009.

DOMINISCHEK, D. L.; ALVES, T. C. O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 3, set/dez de 2017.

CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Iniciação à docência em Ciências Sociais, Geografia e História. São Leopoldo: OIKOS, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, M. N. V. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/ 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a06n115.pdf>. Acessado em: 19 de maio de 2019.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para a formação continuada no Brasil na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan/abr 2008.

GUIMARÃES, J. A. Apresentação. In: GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A.; GIMENES, N. A. S.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional de professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.).Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf>. Acesso em 27/02/2019.

______. O regresso dos professores. Pinhais: Editora Melo, 2011.

______. Professores: imagem do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, nº 74, p. 27-42, abril/2001.

PIMENTA, S. G.; GHEDIM, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2008.

KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

______; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, Dezembro de 2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf.>. Acesso em 27 de fev de 2019

ZAINKO, M. A. S. Desafio da universidade contemporânea: o processo de formação continuada dos profissionais da educação. In: FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2020-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SUJEITOS E SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO PIBID. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 61–81, 2020. DOI: 10.14393/REG-v11-2020-76645. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76645. Acesso em: 28 dec. 2025.