SUJEITOS E SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76645Palavras-chave:
Formação continuada, Formação inicial, PIBID, Socialização profissionalResumo
O trabalho resulta da experiência como coordenadora e dos supervisores do subprojeto Geografia do PIBID na Universidade Federal de Juiz de Fora, no período de junho de 2016 a março de 2019. Nesse período, o PIBID foi implantado no total de seis escolas da cidade, envolvendo dezenas de discentes do curso de Licenciatura em Geografia da UFJF. Ao longo dessa experiência se evidenciou o importante papel que o Programa tem tanto na formação inicial quanto na formação continuada dos professores. Ao possibilitar uma prematura socialização profissional, o PIBID contribuiu significativamente para que os licenciandos refletissem de maneira crítica sobre as questões a serem enfrentadas quando do cotidiano escolar. Isso, por sua vez, resultou num conjunto de ganhos relativos à sua formação inicial. Do mesmo modo, os professores-supervisores foram desafiados a repensarem suas práxis à luz das questões e contribuições trazidas pelos licenciados a partir de suas vivências na Universidade. Desse modo, este texto intenta apresentar algumas dessas contribuições no processo formativo desses dois sujeitos diretamente envolvidos na realização do subprojeto Geografia. Outro objetivo é enfatizar a relação indispensável entre Universidade-escola como espaços formativos para ambos. Além disso, este artigo pretende contribuir para o debate acerca da relevância do PIBID como importante estratégica pedagógica na formação de profissionais engajados com a realidade escolar.
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