CONCEPÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA EM QUE EDUCANDOS E EDUCADORES SEJAM SUJEITOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v11-2020-76643Palavras-chave:
Lugar, Mediação, Ensino de geografiaResumo
O ensino brasileiro enfrenta muitas limitações que dificultam o desenvolvimento da educação no país. A escassez de materiais nas escolas, a infra-estrutura comprometida e a defasagem na remuneração dos profissionais atuantes na área da educação são exemplos clássicos destas barreiras. Reconhecendo estes problemas, o presente estudo tem como objetivo averiguar estratégias que permitam que o ensino da Geografia seja trabalhado de forma a minimizar este cenário, isso desenvolvendo um método de ensino-aprendizagem no qual os alunos e professores, através da mediação dos conteúdos, sejam sujeitos do processo. Para tanto, foram realizadas pesquisas teóricas com autores do campo da Geografia, e também com autores de outras áreas que dialoguem com o tema proposto, assim como observações feitas em sala de aula através do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), também mediadas por encontros de estudos regularmente realizados do referido programa, com financiamento pela CAPES. O material traz como contribuição a reflexão de um método geográfico de ensino trabalhado através de dois conceitos: lugar e espaço, visando a ampliação de possibilidades de aprendizagem onde os discentes passem a se estabelecer como sujeitos deste processo.
Referências
ARROYO, M. G. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em Aberto, Brasília, v. 11, n. 53, p. 46-53, jan./mar. 1992.
CALLAI, H C. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Revista Espaço da Escola, Ano 12, n. 47, Ed. Unijuí, jan./mar. 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HOFFMAN, J. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 41° edição. Porto Alegre: Editora Mediação, 2011.
LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-Cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação [online], n. 27, p. 5-24, set./dez. 2004.
LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Brasília, 2012. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11250/1/2012_CristinaMariaCostaLeite.pdf>.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21° Ed. Campinas-SP: Papirus, 2014.
PONTUSCHKA, N.; PAGANELLI, Tomoko lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2014.
VESENTINI, J. W. Realidades e perspectivas do ensino de geografia no Brasil. In: ______ (Org.). O ensino de geografia no século XXI. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cleber Abreu da Silva, Leda Valéria Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


