CONCEPÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA EM QUE EDUCANDOS E EDUCADORES SEJAM SUJEITOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Cleber Abreu da Silva Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG
  • Leda Valéria Santos Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Lugar, Mediação, Ensino de geografia

Resumo

O ensino brasileiro enfrenta muitas limitações que dificultam o desenvolvimento da educação no país. A escassez de materiais nas escolas, a infra-estrutura comprometida e a defasagem na remuneração dos profissionais atuantes na área da educação são exemplos clássicos destas barreiras. Reconhecendo estes problemas, o presente estudo tem como objetivo averiguar estratégias que permitam que o ensino da Geografia seja trabalhado de forma a minimizar este cenário, isso desenvolvendo um método de ensino-aprendizagem no qual os alunos e professores, através da mediação dos conteúdos, sejam sujeitos do processo. Para tanto, foram realizadas pesquisas teóricas com autores do campo da Geografia, e também com autores de outras áreas que dialoguem com o tema proposto, assim como observações feitas em sala de aula através do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), também mediadas por encontros de estudos regularmente realizados do referido programa, com financiamento pela CAPES. O material traz como contribuição a reflexão de um método geográfico de ensino trabalhado através de dois conceitos: lugar e espaço, visando a ampliação de possibilidades de aprendizagem onde os discentes passem a se estabelecer como sujeitos deste processo.

Biografia do Autor

  • Cleber Abreu da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor da rede municipal de Juiz de Fora-MG.

  • Leda Valéria Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Licencianda em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

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Publicado

13-08-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCEPÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA EM QUE EDUCANDOS E EDUCADORES SEJAM SUJEITOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 20, p. 33–42, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76643. Acesso em: 12 abr. 2025.