FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMATO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76577Palabras clave:
Estágio Supervisionado, Formação de professores, Ensino de GeografiaResumen
O estágio no formato de Iniciação Científica, oferecido pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), desenvolvido para atender as especificidades causadas pela pandemia da Covid-19, adentra o contexto da formação de professores na área da Geografia e oferece um novo olhar sobre a mesma, que se distancia dos modelos de ensino inflexíveis e considerados tradicionais na atualidade. Nesse sentido, este relato tem por objetivo apresentar experiência capaz de revelar as principais possibilidades percebidas ao longo dos momentos de pesquisa, estudo e discussões, proporcionados nos encontros do grupo de pesquisa Atlas Geociências: Geociências, currículo e formação docente e Mudanças globais, planejamento regional, organização e saúde humana. Tais momentos são analisados a partir da perspectiva da pesquisa qualitativa e da Análise de Conteúdo. Com o olhar voltado para o Ensino Fundamental maior, Ensino Médio e a Gestão Educacional, alvos principais desse estágio, compreende-se a importância da Iniciação Científica na atuação docente e no conjunto de práticas voltadas ao ensino da geografia e ao entendimento dos processos educativos que acontecem em âmbito escolar, uma vez que poderá ampliar o campo de ação e atuação desses profissionais.
Referencias
ANDRADE, Aparecido Ribeiro de; SCHMIDT, Lisandro Pezzi. Metodologias de pesquisa em Geografia. Unicentro: Paraná, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/handle/123456789/929>. Acessado em: 08 de julho de 2021.
BATISTA, Natália Lampert ; DAVID, Cesar de; FELTRIN, Tascieli. Formação de professores de geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 23, n. 13, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41062/pdf>. Acessado em: 08 de julho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acessado em: 16 junho de 2021.
DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
PIMENTEL, Edna Furukawa. A epistemologia e a formação docente: reflexões preliminares. In: RAMALHO, Betânia Leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (org.). Formação para a docência profissional: saber e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014, p. 15-38
RESENDE, Márcia M. Spyer. O saber do aluno e o ensino de Geografia. In: VESENTINI, José William (org.) Geografia e ensino: textos críticos. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2002, p.
-117.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Augusto Lopes da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


