FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMATO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação de professores, Ensino de Geografia

Resumo

O estágio no formato de Iniciação Científica, oferecido pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), desenvolvido para atender as especificidades causadas pela pandemia da Covid-19, adentra o contexto da formação de professores na área da Geografia e oferece um novo olhar sobre a mesma, que se distancia dos modelos de ensino inflexíveis e considerados tradicionais na atualidade. Nesse sentido, este relato tem por objetivo apresentar experiência capaz de revelar as principais possibilidades percebidas ao longo dos momentos de pesquisa, estudo e discussões, proporcionados nos encontros do grupo de pesquisa Atlas Geociências: Geociências, currículo e formação docente e Mudanças globais, planejamento regional, organização e saúde humana. Tais momentos são analisados a partir da perspectiva da pesquisa qualitativa e da Análise de Conteúdo. Com o olhar voltado para o Ensino Fundamental maior, Ensino Médio e a Gestão Educacional, alvos principais desse estágio, compreende-se a importância da Iniciação Científica na atuação docente e no conjunto de práticas voltadas ao ensino da geografia e ao entendimento dos processos educativos que acontecem em âmbito escolar, uma vez que poderá ampliar o campo de ação e atuação desses profissionais.

Biografia do Autor

  • José Augusto Lopes da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Doutorando em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

11-04-2025

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMATO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 293–303, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76577. Acesso em: 12 abr. 2025.