PRATICANDO GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: LUDICIDADE, MÁGICA E APRENDIZAGEM

Autores

  • Aline de Lima Rodrigues Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS)
  • Bruno Fabian Mariotti

Palavras-chave:

Geografia, Mágica, Ensino

Resumo

O mundo vem passando por grandes mudanças; consequentemente, o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e às metodologias utilizadas. Tais metodologias vêm se impondo como um mecanismo imprescindível, criador de mudanças na prática de ensino, estimulando que o docente assuma sua influência como agente orientador/transformador de opinião. Nesse contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar a utilização de mágicas como uma experiência metodológica de ensino-aprendizagem de Geografia, em uma turma do Ensino Médio, durante a realização do estágio obrigatório em Geografia, auxiliando no desenvolvimento das habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos. Além disso, o uso de mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didático-educativa pode contribuir no desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Dessa forma, ao utilizar a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível, ao longo do trabalho, constatar muitos benefícios, podendo afirmar, então, que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência.

Biografia do Autor

  • Aline de Lima Rodrigues, Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS)

    Prof. Dr.a em Geografia. Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS).

  • Bruno Fabian Mariotti

    Professor de Geografia e Mágico profissional

Referências

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REGO, N. Geografia: prática pedagógica para o ensino médio. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.

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Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

PRATICANDO GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: LUDICIDADE, MÁGICA E APRENDIZAGEM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 284–292, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76576. Acesso em: 21 abr. 2025.