PRATICANDO GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: LUDICIDADE, MÁGICA E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Geografia, Mágica, EnsinoResumo
O mundo vem passando por grandes mudanças; consequentemente, o ensino também, principalmente no que diz respeito à forma de dar aulas e às metodologias utilizadas. Tais metodologias vêm se impondo como um mecanismo imprescindível, criador de mudanças na prática de ensino, estimulando que o docente assuma sua influência como agente orientador/transformador de opinião. Nesse contexto, a preocupação central deste trabalho consiste em apresentar a utilização de mágicas como uma experiência metodológica de ensino-aprendizagem de Geografia, em uma turma do Ensino Médio, durante a realização do estágio obrigatório em Geografia, auxiliando no desenvolvimento das habilidades necessárias na formação do aluno, contribuindo para sua compreensão sobre a realidade do mundo em que vive e ajudando a identificar a aprendizagem dos temas geográficos. Além disso, o uso de mágicas previamente selecionadas dentro de uma abordagem didático-educativa pode contribuir no desenvolvimento de aulas criativas e dinâmicas. Dessa forma, ao utilizar a mágica como ferramenta didática para as aulas de geografia foi possível, ao longo do trabalho, constatar muitos benefícios, podendo afirmar, então, que a mágica e a educação podem se integrar na expressão lúdica, beneficiando as aprendizagens e, sobretudo, as relações humanas e a convivência.
Referências
ANTUNES, Celso. O jogo e o brinquedo na escola. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
COSTELA, R. Z. Movimentos para (não) dar aulas de Geografia e sim capacitar o aluno para diferentes leituras. In: CASTROGIOVANNI, A. Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Compasso Lugar – Cultura, 2013, p. 63-94.
KAERCHER, N.; BOHRER, M. O menino irreflexivo e a demissão subjetiva da docência: razão e emoção para manter viva a chama do aprender a ensinar geografia com nossos alunos. Revista Presença Geográfica, v. 5, n. 2, p. 111-121, 2018.
MARIOTTI, B. O misterioso caso do menino das ideias inesgotáveis: contos e mágicas. Porto Alegre: Gráfica e Editora RJR, 2019.
REGO, N. Geografia: prática pedagógica para o ensino médio. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline de Lima Rodrigues, Bruno Fabian Mariotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.