A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS: VALORIZAÇÃO E LIMITES
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, BNCC, Currículo escolar, Professor de GeografiaResumo
A educação brasileira passou por grandes mudanças, deixando de ter uma abordagem meramente conteudista para atuar como um importante instrumento de transformação social. Um sistema educacional pautado apenas na formação tecnicista da classe trabalhadora e formação científica para os filhos das classes mais privilegiadas, passa a ser entendido como um meio para a formação da cidadania e do desenvolvimento intelectual da população. A educação passa a ser vista como ferramenta com grande potencial, capaz de auxiliar na superação dos problemas sociais brasileiros. Esse ensaio discute a importância da Geografia nesse processo e como os documentos curriculares oficiais tratam o ensino de geografia na formação do aluno. Verificou-se que nesses documentos há reconhecimento da importância da Geografia e do seu ensino na escola, mas os desafios da geografia escolar, e, portanto dos professores dessa disciplina, envolvem a superação de problemas estruturais que afetam a educação brasileira como um todo.
Referências
ANDREIS, Adriana Maria. Ensino de geografia: fronteiras e horizontes. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura: Imprensa Livre, 2012.
ARESI, Cláudia. A geografia e as bases legais: PCNS, DCNS e BNCC. In: Encontro Estadual de Geografia, XXXV. A diversidade da geografia e a geografia da diversidade nas primeiras décadas do século XXI. Erechim-RS, Universidade Federal da Fronteira Sul(UFFS) campus Erechim, de 12 a 14 de outubro de 2018. Anais... Erechim-RS: Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) - Seção Local Porto Alegre, 2018. Disponível em: < https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EEG/article/view/10604>.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Brasília-DF: MEC/Congresso Nacional, 1971.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília-DF: MEC/SEF, 1997.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Propostas curriculares de geografia no ensino: algumas referências de análise. Revista Terra-Livre, São Paulo, Ano 1999, Número 14, jan./jul. 1999.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo para o ensino de geografia: uma leitura a partir dos PCN para o ensino médio. Revista Contemporânea de Educação, Faculdade de Educação de UFRJ, v. 4, n. 7, 2009.
DIAS, Adelaide Alves; MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva. Currículo, formação docente e diversidade socioculturais. In: ______; ______; ______ (Orgs). Educação, direitos humanos e inclusão: currículo, formação docente e diversidade socioculturais. João Pessoa: Editora da Universitária da UFPB, 2009. 284p.
GHIRARDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de didática. Curitiba: Ibpex, 2008.
SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos; SOUZA, Maria Lopes de. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, 2010.
SAVIANI. Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 4. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônio Kinsley Bezerra Viana, Bruna Gabriele de Oliveira Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.