A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE CAMPO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COM BIOGEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Atividade de campo, Ensino-aprendizagem, Ensino de GeografiaResumo
O artigo trata da importância de atividades de campo em Geografia a partir de uma experiência com procedimentos teóricos e metodológicos envolvidos nas relações ensino-aprendizagem entre alunos e professores do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante aulas de campo das disciplinas de Biogeografia e Climatologia Sistemática realizadas no transecto Natal-RN – Triunfo-PE, em novembro de 2019. Metodologicamente, levaram-se em consideração as atividades conduzidas em pré-campo, campo e pós-campo. Tendo em vista que as observações da paisagem ultrapassam as questões naturais e antrópicas, obteve-se resolução satisfatória das atividades propostas pelos docentes, de modo que foi possível relacionar os conhecimentos adquiridos com a realidade posta aos discentes em diversos aspectos, cuja teoria possibilitou a introdução de exercícios técnicos que facilitaram o aproveitamento dos conteúdos, demonstrando a eficácia do trabalho de campo para o ensino da Ciência Geográfica e a formação do futuro profissional.
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