A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE CAMPO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COM BIOGEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA SISTEMÁTICA

Autores

  • Airon Sarug Ferreira Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Juliana de Souza Xavier Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Vanessa Cristiane Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Atividade de campo, Ensino-aprendizagem, Ensino de Geografia

Resumo

O artigo trata da importância de atividades de campo em Geografia a partir de uma experiência com procedimentos teóricos e metodológicos envolvidos nas relações ensino-aprendizagem entre alunos e professores do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante aulas de campo das disciplinas de Biogeografia e Climatologia Sistemática realizadas no transecto Natal-RN – Triunfo-PE, em novembro de 2019. Metodologicamente, levaram-se em consideração as atividades conduzidas em pré-campo, campo e pós-campo. Tendo em vista que as observações da paisagem ultrapassam as questões naturais e antrópicas, obteve-se resolução satisfatória das atividades propostas pelos docentes, de modo que foi possível relacionar os conhecimentos adquiridos com a realidade posta aos discentes em diversos aspectos, cuja teoria possibilitou a introdução de exercícios técnicos que facilitaram o aproveitamento dos conteúdos, demonstrando a eficácia do trabalho de campo para o ensino da Ciência Geográfica e a formação do futuro profissional.

Biografia do Autor

  • Airon Sarug Ferreira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

  • Juliana de Souza Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

  • Vanessa Cristiane Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Graduanda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE CAMPO EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COM BIOGEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA SISTEMÁTICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 209–225, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76568. Acesso em: 22 abr. 2025.