A PAISAGEM E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS DE PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Murilo Henrique Lisboa Gomes Professor de ensino fundamental e médio no estado de Tocantins
  • Denis Ricardo Carloto Universidade Federal do Tocantins (UFT - Campus de Porto Nacional)

Palavras-chave:

Paisagem, Ensino de Geografia, Porto Nacional-TO, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar pesquisa realizada sobre a categoria geográfica Paisagem no município de Porto Nacional-TO, na qual resgatou-se a história do município neste início de século e investigou-se como a categoria é representada por doze estudantes do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires. Foram realizados quatro encontros com os estudantes onde apresentaram suas percepções sobre a Paisagem a partir de debates e desenhos. Realizou-se, também, uma entrevista com um representante de uma empresa transnacional que atua no agronegócio de commodities de soja. A referida entrevista se fez importante uma vez que consideramos ser a produção de soja a grande transformadora da Paisagem do Cerrado tocantinense.

Biografia do Autor

  • Murilo Henrique Lisboa Gomes, Professor de ensino fundamental e médio no estado de Tocantins

    Professor de ensino fundamental e médio, licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins – campus de Porto Nacional.

  • Denis Ricardo Carloto, Universidade Federal do Tocantins (UFT - Campus de Porto Nacional)

    Professor Doutor – Docente do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT - campus de Porto Nacional)

Referências

BOLSON, Jaisa H. Gontijo. A importância da paisagem na atividade turística. Revista Turismo. Junho de 2004. Disponível em <https://www.revistaturismo.com.br/artigos/paisagem.html>. Acesso em 11 de fev. 2019.

BRASIL (País). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF:MEC/SEB, 2018.

CASTRO, Demian Garcia. Significados do conceito de paisagem: um debate através da epistemologia da Geografia. 2004. Disponível em: <https://www.pucsp.br/~diamantino/PAISAGEM.htm>.

CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito chave da Geografia. In: CORRÊA, Roberto Lobato; CASTRO. Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia: conceitos e temas. 14ª ed. – Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2011.

GIRALDIN, O. Pontal e Porto Real: dois arraiais do norte de Goiás e os conflitos com os Xerente nos séculos XVIII e XIX. Revista Amazonense de História, v. 1, n.1, pp. 131-146, jan./dez. 2002.

MAXIMIANO, Liz Abad. Considerações sobre o conceito de paisagem. Revista RA´E GA, Curitiba, n. 8, p. 83-91, Editora UFPR, 2004.

OKIDO, Ricardo Hiroyuki. Paisagens em transformação: da técnica à percepção. Estudo sobre o avanço da lavoura de grãos nos municípios de São Francisco de Assis e Manoel Viana. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre, 2016.

OLIVEIRA, Maria de Fátima. Um porto no sertão: cultura e cotidiano em Porto Nacional – 1880 a 1910. In: GIRALDIN, Odair. A (trans)formação histórica do Tocantins. 2° ed. Goiânia: Ed. UFG, 2004.

PARENTE, T. G.; MIRANDA, C. M. . Impactos socioculturais e gênero nos reassentamentos da Usina Luís Eduardo Magalhães-TO. Varia História (UFMG. Impresso), v. 30, p. 557-570, 2014.

PEREIRA, Carolina M. R. B.; LOLIS, Solange.; BARBOSA, E. C. Do rio Tocantins a UHE do Lajeado: a memória da população ribeirinha de Brejinho de Nazaré. Interface (Porto Nacional), v. 1, p. 191-203, 2015.

PUNTEL, Geovanne Aparecida. A paisagem no Ensino da Geografia. Ágora (UNISC. Online), v. 13, p. 283-298, 2007.

SAUER, Carl Ortwin. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004 [1925].

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. Ed. 5. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. 5. Ed. 2. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009b.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6. Ed. 2. Reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5ª.ed. Rio de Janeiro: Record, 2003

SILVA, Sandro Maximo Campos da. A Geografia Escolar: a geografia no ensino médio. Dissertação (Mestrado). UNIJUI, 2014.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Geografia, paisagens e a felicidade. Geotextos, v. 9, n. 2, p. 219-232, dez. 2013.

TORREZANI, Neiva Camargo. A prática docente e o conceito de paisagem: um estudo com professores de geografia. 2016. 95f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

YÁZIGI, Eduardo. A Importância da Paisagem. In: YÁZIGI, Eduardo. Turismo e paisagem. São Paulo: Contexto, 2002.

LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes. A (Re)significação da paisagem no período contemporâneo. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Paisagem, Imaginário e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

ZAMBRZYCKI, Geraldo Cesar. Fluxos de energia de um sistema e produção de soja no Tocantins. Dissertação (Mestrado). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, 2012.

ZITZKE, V. A. Deslocamento involuntário e novos territórios no Tocantins: o caso da UHE Lajeado. In: Encontro Ciencias Sociais e Barragens, 1. Anais... Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PAISAGEM E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS DE PORTO NACIONAL-TO. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 183–208, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76563. Acesso em: 22 abr. 2025.