O DESENHO ANIMADO COMO POTENCIALIZADOR DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ANTIRRACISTA

Autores

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Geografia Antirracista, Mídia, Recurso didático, Lei 10.639/2003

Resumo

O Brasil é o segundo país com maior contingente de população negra no mundo, apenas a Nigéria está à frente. Entretanto, temos uma enorme disparidade social e econômica entre a população branca e a negra, além do racismo estrutural que permeia e dá suporte para a sociedade racista brasileira. Sabemos que o Movimento Negro vem alçando esforços para lutar contra o racismo estrutural, e por via educacional conquistou instrumentos que são úteis para isso, como a Lei 10.639/03 e as Ações Afirmativas - cotas raciais - e, além disto, a Base Nacional Comum Curricular. Outro ponto importante é a problematização e utilização das mídias para a Educação Básica, principalmente os desenhos animados, que possuem um potencial enorme para o ensino de geografia. Por fim, munidos das conquistas do Movimento Negro, da legislação, do currículo, das mídias e dos desenhos animados, tivemos como objetivo destacar as potencialidades que os desenhos animados possuem para produzir debates e práticas que conduzem à uma educação geográfica antirracista no Ensino Básico e contribuir para a ruina do racismo estrutural da sociedade brasileira. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura e uma sistematização de ideias. Foram identificadas e categorizadas as potencialidades que os desenhos animados possuem em quatro categorias, sendo elas: conceitos e conteúdos geográficos; valores e contravalores; ludicidade, imaginação e criatividade; e, representatividade, empoderamento e Identidade Negra. Os desenhos animados têm a potencialidade para ensinar geografia de uma forma divertida, lúdica, descontraída, deixando para trás a geografia classificatória, enfadonha e desinteressante. Além disso, os desenhos animados têm o potencial de ensinar conteúdos e conceitos para trazerem a representatividade e empoderamento às crianças negras e construir cidadãos e cidadãs conscientes e que lutem contra o racismo.

Biografia do Autor

  • Thiago Afonso Peron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Licenciado e bacharelando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Referências

ÁGUILA, L. D.; YANKOVIC, N. S.; FERNÁNDEZ, V. F.; SILVA, M. V. El desafío que plantean los dibujos animados a las educadoras de párvulos. Revista Investigaciones en Educación, v. 10, n. 02, p. 89-104, 2010. Disponível em: <http://revistas.ufro.cl/ojs/index.php/educacion/article/view/1011>. Acesso em: 11 set. 2020.

ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A África, a Educação Brasileira e a Geografia. In: BRASIL. Adama Ouane. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (Ed.). Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Edições MEC/BID/UNESCO, 2005, cap.7, p. 167-184.

BELTRÁN-PELLICER, Pablo; ARNAL-BAILERA, Alberto; MUÑOZ-ESCOLANO, José M. Análisis del conteo como contenido matemático en un episodio de dibujos animados para educación infantil. Revista Iberoamericana de Educación Matemática - Unión, n. 52, p. 236-249, abril, 2018. Disponível em: <https://union.fespm.es/index.php/UNION/issue/view/59/58>. Acesso em: 12 set. 2020.

BEZERRA, Larissa Rogério. História do desenho animado e sua influência na formação infantil. In: Encontro Cearense de História da Educação (ECHE), 11.; Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012, p. 1182-1195. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24841>. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 29 set. 2020.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>.Acesso em: 08 out. 2020.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. 111 p.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Referências pedagógico-didáticas para geografia escolar. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. 3. ed. Campinas: Editora Papirus, 2012, cap. 2, p. 38-59.

CONCEIÇÃO, Juvenal de Carvalho. A ideia de África: obstáculo para o ensino de história africana no Brasil. Projeto História, São Paulo, n. 44, p. 343-353, jun. 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/8994/9829>. Acesso em: 22 jul. 2019.

DIAS, A. M. de L.; LAURINDO; M. do S. V.; RODRIGUES, E. de M. Uma proposta no ensino de geografia: filmes de animação como recurso didático. In: IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB e II Encontro de Formação Professores da Educação Básica. 2014, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Realize, 2014. v. 1, p. 1-5. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/anais.php> . Acesso em: 13 mai. 2019.

ESPIRITO SANTO, C. A. B. do; BRITO, L. T. S. As relações étnico raciais em um contexto do desenho animado Mundo Bita. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 5, 2018, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46503>. Acesso em: 08 out. 2020.

FANTIN, Monica. O audiovisual no estágio: entre ensino e aprendizagem. In: CARVALHO, D. C. de; LATERMAN, I.; GUIMARÃES, L. B.; BORTOLOTTO, N. (Org.). Experiências pedagógicas com o ensino e formação docente: desafios contemporâneos. Araraquara: Fapeu, 2009, cap. 2, p. 15-34.

GUIMARÃES, Iara Vieira. Os artefatos midiáticos, a pesquisa e o ensino de geografia. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013, cap. 9, p. 219-240.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. 2016. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5-milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos>. Acesso em: 08 out. 2020.

LACOSTE, Yves. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19. ed. Campinas: Papirus, 2012. 239 p.

LLORENT J. Vicente; MARÍN, Verónica. La integración de los dibujos animados en el currículo de Educación Infantil. Una propuesta teórica. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 12, n. 01, p. 73-82, 2013. Disponível em:<http://www.rinace.net/reice/numeros/vol12num1.htm>. Acesso em: 10 set. 2020.

MARTÍNEZ BOOM, Alberto; TABARES OROZCO, Jhon Henry. Cine y educación: campo de visión, movimiento, velocidad y poder. Revista Colombiana de Educación, n. 63, p. 49-66, 2012. Disponível em: <https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/RCE/article/view/1686>. Acesso em: 11 set. 2020.

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Visões de ciência em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 3, p. 417-429, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S151673132008000300004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 03 mar. 2019.

MIRANDA, Gustavo Lima de. A história da evolução da mídia no Brasil e no mundo. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda). Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.

MORAIS, Ione Rodrigues Diniz. Diferentes linguagens no ensino de geografia: novas possibilidades. In: ALBURQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013, p. 241-264.

MORNHINWEG, Gabriela; HERRERA, Luis Carlos M. Los dibujos animados: herramienta para la educación. Revista Investigación e Pensamiento Crítico, 5 v, n. 2, p. 21-37, mai/ago., 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/319551296_Los_Dibujos_Animados_herramienta_para_la_educacion>. Acesso em: 10 set. 2020.

MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, v. 4, n. 8, p. 06-14, 2012. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/246>. Acesso em: 08 out. 2020.

SANTOS, Renato Emerson dos. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 4-24, jun. 2011. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/1702#:~:text=O%20artigo%20apresenta%20a%20estrutura,instrumento%20da%20luta%20anti%2Dracismo.>. Acesso em: 03 jun. 2019.

SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria-RS, v. 15, n. 3, p. 167-183, 18 jan. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7353>. Acesso em: 18 ago. 2019.

SILVA, Arthur Martins da. O desenho animado “Os Simpsons” como instrumento metodológico no ensino de geografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 63, n. 3, p. 489-506, dez. 2007. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2745>. Acesso em: 23 de jun. 2019.

SOUZA, Kamila Regina de; SARTORI, Ademilde Silveira. Educomunicação e desenhos animados: reflexões sobre a construção do conceito de prática pedagógica educomunicativa desde a educação infantil. Revista Eletrônica Humanitaris PUCRS/EduEer/ICEP, v. 1, n. 1, p. 92-109, 2013. Disponível em:<https://silo.tips/download/revista-humanitaris-pucrs-eduser-icep-2>. Acesso em: 15 set. 2020.

PAZELLI, Pedro Eugênio Gomes. A utilização da animação no ensino fundamental para a educação em saúde. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

PERON, Thiago Afonso. Ensino de geografia com obras cinematográficas: da taiga siberiana a caatinga brasileira. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (ENPEG), 14, 2019, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp, 2019. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3035>. Acesso em: 13 out. 2020.

PERON, Thiago Afonso; ELIAS, Leonardo Maciel de Medeiros. O desenho animado “Super Choque” para desenvolver práticas geográficas antirracistas. Revista Pesquisar, Florianópolis (SC), v. 7, n. 13, Ed. especial: SELIGeo, p. 74-88, jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/index>. Acesso em: 09 out. 2020.

PUIGGRÒS, Núria Rajadell; PUJOL, Maria Antònia; HOLZ, Verónica Violant. Los dibujos animados como recurso de transmisión de los valores educativos y culturales. Comunicar, Barcelona-ES, v. 13, n. 25, p. 1-9, out., 2005. Disponível em: <https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=25&articulo=25-2005-190>. Acesso em: 19 mar. 2019.

RATTS, A. J. P.; RODRIGUES, A. P. C.; VILELA, B. P.; CIRQUEIRA, D. M. Representações da África e da população negra nos livros didáticos de geografia. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 8/9, n. 1, p. 45-59, 2006/2007. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2796467>. Acesso em: 23 jun. 2019.

Downloads

Publicado

11-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O DESENHO ANIMADO COMO POTENCIALIZADOR DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ANTIRRACISTA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 164–182, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76562. Acesso em: 13 abr. 2025.