A GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MANAUS-AM

Autores

  • Lucileide de Aguiar Barreto Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Marcela Vieira Pereira Mafra Universidade do Estado do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0002-6345-0012

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Didática, Percepção

Resumo

Este trabalho procura compreender qual a perspectiva da ciência geográfica para os alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Manaus/AM. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Estágio Supervisionado em egografia II, da licenciatura em Geografia, no qual nasceu a indagação sobre como os alunos vêem a Geografia.  Os resultados mostram que os alunos apresentam dificuldades em compreender o significado e a importância da Geografia, o que aponta falhas no processo de ensino-aprendizagem. Apesar disto, eles sabem o que querem para o ensino, anseiam pela dinamização das aulas, visto que são de uma geração acelerada, quando pensamos a simultaneidade das informações. A prática da pesquisa na docência é fundamental para que ocorra o avanço didático-pedagógico. Portanto, os professores precisam se questionar sobre seu cotidiano, suas práticas e habilidades. A partir disso, podemos pensar que a relação aluno-professor precisa ser discutida, repensada e analisada, para que o professor não fique por trás do processo, mas à sua frente.

Biografia do Autor

  • Lucileide de Aguiar Barreto, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

  • Marcela Vieira Pereira Mafra, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

    Doutora em Geografia e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições70, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.

FERREIRA, G. Geografia escolar: a percepção dos alunos do ensino fundamental II do Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis..In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Paraná, Pontifícia Universidade Católica. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Anais... Paraná: PUC, 2015, p. 25251-25265.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.

GRATIOT-ALFANDÉRY, H. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife-PE: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010.

LEITE, C. M. Costa. Geografia no Ensino Fundamental. In: Universidade de Brasília/ Departamento de Geografia, Coleção Espaço e Geografia, v. 5, n. 2, Gestão Urbana e Regional, Brasília: 2002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. Campinas-SP: Ed. Papirus, 1990.

LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista Ponto de Vista, v. 4, n. 1, p. 23-35, 2007.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: ______; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópoli-RJ: Editora vozes, 2009.

MONTENEGRO, J. G. S.; SILVA FILHO, A. P. C. A Geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande-PB: Algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia. Revista Geotemas, Pau dos Ferros-RN, v. 8, n. 1, p. 77-98, 2018.

PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

SANTOS, M. et al. O papel ativo da geografia: um manifesto. Revista Território. Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 103-109, 2000.

VERRI, J. B.; ENDLICH, A. M. A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia. Revista Percurso. Maringá, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009.

Downloads

Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MANAUS-AM. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 152–163, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76561. Acesso em: 22 abr. 2025.