A GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE MANAUS-AM
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76561Palabras clave:
Ensino de geografia, Didática, PercepçãoResumen
Este trabalho procura compreender qual a perspectiva da ciência geográfica para os alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Manaus/AM. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Estágio Supervisionado em egografia II, da licenciatura em Geografia, no qual nasceu a indagação sobre como os alunos vêem a Geografia. Os resultados mostram que os alunos apresentam dificuldades em compreender o significado e a importância da Geografia, o que aponta falhas no processo de ensino-aprendizagem. Apesar disto, eles sabem o que querem para o ensino, anseiam pela dinamização das aulas, visto que são de uma geração acelerada, quando pensamos a simultaneidade das informações. A prática da pesquisa na docência é fundamental para que ocorra o avanço didático-pedagógico. Portanto, os professores precisam se questionar sobre seu cotidiano, suas práticas e habilidades. A partir disso, podemos pensar que a relação aluno-professor precisa ser discutida, repensada e analisada, para que o professor não fique por trás do processo, mas à sua frente.
Referencias
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. Ed. Lisboa: Edições70, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília-DF: Ministério da Educação, 2018.
FERREIRA, G. Geografia escolar: a percepção dos alunos do ensino fundamental II do Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis..In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Paraná, Pontifícia Universidade Católica. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Anais... Paraná: PUC, 2015, p. 25251-25265.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.
GRATIOT-ALFANDÉRY, H. Henri Wallon. Tradução e organização: Patrícia Junqueira. Recife-PE: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010.
LEITE, C. M. Costa. Geografia no Ensino Fundamental. In: Universidade de Brasília/ Departamento de Geografia, Coleção Espaço e Geografia, v. 5, n. 2, Gestão Urbana e Regional, Brasília: 2002.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Campinas-SP: Ed. Papirus, 1990.
LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista Ponto de Vista, v. 4, n. 1, p. 23-35, 2007.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: ______; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópoli-RJ: Editora vozes, 2009.
MONTENEGRO, J. G. S.; SILVA FILHO, A. P. C. A Geografia escolar na percepção dos alunos de uma escola pública em Campina Grande-PB: Algumas contribuições metodológicas para o ensino da Geografia. Revista Geotemas, Pau dos Ferros-RN, v. 8, n. 1, p. 77-98, 2018.
PRENSKY, M. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
SANTOS, M. et al. O papel ativo da geografia: um manifesto. Revista Território. Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 103-109, 2000.
VERRI, J. B.; ENDLICH, A. M. A utilização de jogos aplicados no ensino de Geografia. Revista Percurso. Maringá, v. 1, n. 1, p. 65-83, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Lucileide de Aguiar Barreto, Marcela Vieira Pereira Mafra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


