ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM NATAL/RN
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Concepção dos professores, Escolas públicasResumo
Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, realizada na cidade de Natal/RN. Ele busca analisar junto aos professores de Geografia da rede estadual, suas concepções sobre o ensino dessa disciplina. Os dados empíricos foram obtidos em escolas públicas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental (anos finais) em Natal, por meio da realização de questionários com os professores e entrevistas com a equipe gestora dessas instituições. O objetivo desse trabalho é apresentar as concepções desses professores sobre o ensino de Geografia, além de entender qual o contexto das escolas onde eles trabalham. Nesse sentido, o presente artigo evidencia que, embora vivenciem experiências diferentes, a maioria dos professores participantes da pesquisa acredita numa Geografia escolar que forneça condições para formar estudantes críticos, capazes de compreender a complexidade e a dinâmica dos fenômenos do espaço geográfico.
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
CALLAI, Helena. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí. Ed. Unijuí, 2013.
CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2010.
CAVALCANTI, 2012. Geografia Escolar, formação e práticas docentes: percursos trilhados. In.: CASTELLAR, S. MUNHOZ, G. (Org.:) Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo. Xamã, 2012.
LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. 2ed. São Paulo: Annablume, 2008.
VESENTINI, José William. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jane Claudia Cabral Bragelone, Alessandro Dozena, Eugênia Maria Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.