ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM NATAL/RN

Autores

  • Jane Claudia Cabral Bragelone Rede Municipal de Educação de Natal e Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.
  • Alessandro Dozena Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0001-9910-5715
  • Eugênia Maria Dantas Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Concepção dos professores, Escolas públicas

Resumo

Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, realizada na cidade de Natal/RN. Ele busca analisar junto aos professores de Geografia da rede estadual, suas concepções sobre o ensino dessa disciplina. Os dados empíricos foram obtidos em escolas públicas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental (anos finais) em Natal, por meio da realização de questionários com os professores e entrevistas com a equipe gestora dessas instituições. O objetivo desse trabalho é apresentar as concepções desses professores sobre o ensino de Geografia, além de entender qual o contexto das escolas onde eles trabalham. Nesse sentido, o presente artigo evidencia que, embora vivenciem experiências diferentes, a maioria dos professores participantes da pesquisa acredita numa Geografia escolar que forneça condições para formar estudantes críticos, capazes de compreender a complexidade e a dinâmica dos fenômenos do espaço geográfico.

Biografia do Autor

  • Jane Claudia Cabral Bragelone, Rede Municipal de Educação de Natal e Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora das redes municipal de Natal e estadual do Rio Grande do Norte

  • Alessandro Dozena, Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Geografia da Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

  • Eugênia Maria Dantas, Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Geografia da UFRN.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CALLAI, Helena. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí. Ed. Unijuí, 2013.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16ª ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2010.

CAVALCANTI, 2012. Geografia Escolar, formação e práticas docentes: percursos trilhados. In.: CASTELLAR, S. MUNHOZ, G. (Org.:) Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo. Xamã, 2012.

LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 3ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade mundo nas séries iniciais. 2ed. São Paulo: Annablume, 2008.

VESENTINI, José William. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009.

Downloads

Publicado

04/11/2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM NATAL/RN. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 139–151, 2025. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76560. Acesso em: 22 abr. 2025.