A ESCOLA COMO LUGAR NA REGÊNCIA DE AULAS DE GEOGRAFIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v12-2021-76559Palavras-chave:
Geografia, Prática, Lugar, Formação docenteResumo
Este artigo é resultante de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Geografia e tem o objetivo de apresentar as reflexões sobre a importância da regência de aulas como prática em diferentes escolas para a formação na licenciatura em Geografia à luz das experiências no Estágio Supervisionado e no Programa Residência Pedagógica. Aborda os objetivos do Estágio Obrigatório e do Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal do Tocantins, evidenciando a articulação entre teoria e prática durante a regência de aulas no ensino fundamental e médio, demonstrando a importância dessa imersão no cotidiano escolar durante o processo de formação para a docência. A metodologia utilizada foi qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A subjetividade se fez presente a partir das contribuições da categoria geográfica lugar, mediante a percepção da realidade do ensino e suas especificidades no espaço escolar. A reflexão sobre a regência de aulas mostra dificuldades sentidas e inúmeras contribuições para o fazer e ensinar geográficos. A releitura desse período foi de suma importância para a formação docente, considerada uma fase de aprendizados e de dificuldades, que juntos potencializam o processo contínuo de construção da identidade docente.
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ARAUJO, O. H. A.; FORTUNATO, I.; MEDEIROS, E. A. Apresentação do dossiê temático: Formação inicial de professores em contextos escolares e binômio teoria/prática nos estágios supervisionados. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista-BA, v. 16, n. 43, p. 13-28, Edição Especial, 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7664/5217>. Acesso em: 31 jan. 2021.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2018.
BURIOLA, M A. F. O Estágio Supervisionado. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CARVALHO, A. N. P. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
DINIZ, Vanessa Lessio. NARRATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: Percursos para a reflexão da identidade docente. In: QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte. (Org). Formação de professores em geografia: vivências teórico práticas no norte do Tocantins. Palmas-TO: EDUFT, 2020, p. 71 - 81.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KRUG, M. R ; LIMA, E. As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Educação Física. Revista Gestão Universitária, 25 de maio de 2019. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/as-contribuicoes-do-programa-residencia-pedagogica-na-formacao-inicial-dos-licenciandos-em-educacao-fisica>. Acesso em: 2 de fevereiro 2021.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: <http://www.iesbpreve.com.br/base.asp? pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259>. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.
MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J.P. A Didática na formação pedagógica de professores nas novas propostas para os cursos de licenciatura. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 60-79
NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
PONTUSCHKA, Nídia. N.; PAGANELLI, Tomoko L.; CACETE, Núria H. Para
ensinar Geografia. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PRODANOV, C.C; FREITAS, E. C de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico , 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book
%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 21 de Fevereiro de 2021.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA-PPC. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) N°46/2009. Universidade Federal do Tocantins. Araguaína; Dezembro de 2009.
RODRIGUES, M. L; LIMENA, M. M. C. (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p.
SEEFELDT, M.; HERRMANN, F. F.; KRUGER, I. C. N. Estágio supervisionado: um olhar de aprendizagem sobre a experiência obtida durante o estágio. XX EREMAT - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Anais... Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS, Brasil. 13-16 nov. 2014. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_SEEFELDT_02093271036.pdf, acesso em: 01 de Fevereiro de 2021
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, V. C. Desafios do Estágio Supervisionado na Formação do professor de Geografia. In: Albuquerque, M. A. M.; Ferreira, J. A. de S. F. (Orgs.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
_____. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônia Marcia Duarte Queiroz, Laura Lívia Correia Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


