A ESCOLA COMO LUGAR NA REGÊNCIA DE AULAS DE GEOGRAFIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Geografia, Prática, Lugar, Formação docenteResumo
Este artigo é resultante de Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Geografia e tem o objetivo de apresentar as reflexões sobre a importância da regência de aulas como prática em diferentes escolas para a formação na licenciatura em Geografia à luz das experiências no Estágio Supervisionado e no Programa Residência Pedagógica. Aborda os objetivos do Estágio Obrigatório e do Programa Residência Pedagógica na Universidade Federal do Tocantins, evidenciando a articulação entre teoria e prática durante a regência de aulas no ensino fundamental e médio, demonstrando a importância dessa imersão no cotidiano escolar durante o processo de formação para a docência. A metodologia utilizada foi qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A subjetividade se fez presente a partir das contribuições da categoria geográfica lugar, mediante a percepção da realidade do ensino e suas especificidades no espaço escolar. A reflexão sobre a regência de aulas mostra dificuldades sentidas e inúmeras contribuições para o fazer e ensinar geográficos. A releitura desse período foi de suma importância para a formação docente, considerada uma fase de aprendizados e de dificuldades, que juntos potencializam o processo contínuo de construção da identidade docente.
Referências
ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
ARAUJO, O. H. A.; FORTUNATO, I.; MEDEIROS, E. A. Apresentação do dossiê temático: Formação inicial de professores em contextos escolares e binômio teoria/prática nos estágios supervisionados. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista-BA, v. 16, n. 43, p. 13-28, Edição Especial, 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7664/5217>. Acesso em: 31 jan. 2021.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2018.
BURIOLA, M A. F. O Estágio Supervisionado. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CARVALHO, A. N. P. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CAVALCANTI, L.S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
DINIZ, Vanessa Lessio. NARRATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: Percursos para a reflexão da identidade docente. In: QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte. (Org). Formação de professores em geografia: vivências teórico práticas no norte do Tocantins. Palmas-TO: EDUFT, 2020, p. 71 - 81.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KRUG, M. R ; LIMA, E. As contribuições do Programa Residência Pedagógica na formação inicial dos licenciandos em Educação Física. Revista Gestão Universitária, 25 de maio de 2019. Disponível em: <http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/as-contribuicoes-do-programa-residencia-pedagogica-na-formacao-inicial-dos-licenciandos-em-educacao-fisica>. Acesso em: 2 de fevereiro 2021.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: <http://www.iesbpreve.com.br/base.asp? pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259>. Acesso em: 29 de janeiro de 2021.
MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J.P. A Didática na formação pedagógica de professores nas novas propostas para os cursos de licenciatura. In: DALBEN, Â. I. L. de F. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente (org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 60-79
NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
PONTUSCHKA, Nídia. N.; PAGANELLI, Tomoko L.; CACETE, Núria H. Para
ensinar Geografia. 1ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PRODANOV, C.C; FREITAS, E. C de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico , 2ª Ed., Novo Hamburgo - RS, Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo - ASPEUR Universidade Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book
%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf>. Acesso em: 21 de Fevereiro de 2021.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA-PPC. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) N°46/2009. Universidade Federal do Tocantins. Araguaína; Dezembro de 2009.
RODRIGUES, M. L; LIMENA, M. M. C. (Orgs.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros Editora, 2006. 175p.
SEEFELDT, M.; HERRMANN, F. F.; KRUGER, I. C. N. Estágio supervisionado: um olhar de aprendizagem sobre a experiência obtida durante o estágio. XX EREMAT - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Anais... Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS, Brasil. 13-16 nov. 2014. Disponível em: https://eventos.unipampa.edu.br/eremat/files/2014/12/RE_SEEFELDT_02093271036.pdf, acesso em: 01 de Fevereiro de 2021
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, V. C. Desafios do Estágio Supervisionado na Formação do professor de Geografia. In: Albuquerque, M. A. M.; Ferreira, J. A. de S. F. (Orgs.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: Editora Mídia, 2013.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.
_____. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônia Marcia Duarte Queiroz, Laura Lívia Correia Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.