CARTOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: FORMAÇÃO E DIFICULDADES DOS GRADUANDOS
Palavras-chave:
Cartografia, Documentos cartográficos, Formação do professorResumo
A cartografia está presente no ensino de Geografia e como forma de comunicação entre os seres humanos. É uma ciência capaz de localizar, desvendar e auxiliar na análise do espaço geográfico. Muitos professores da Educação Básica têm dificuldade de associar os documentos cartográficos com os conteúdos da Geografia, refletindo em ensino-aprendizagem deficiente de conhecimentos para formação do aluno. A partir disso, esta pesquisa procura analisar as contribuições dos componentes da área de Cartografia para formação de professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI. Para tanto, elaborou-se referencial teórico baseado principalmente em Souza e Katuta (2001), Martinelli (2010) e Melo (2007), que discutem as contribuições da Cartografia para a Geografia Escolar. Na pesquisa documental destaca-se a análise do Plano de Curso de Geografia e os componentes da área de Cartografia no Curso de Licenciatura da UNEB, Campus VI. Na verificação qualitativa e interpretativa da temática, realizou-se aplicação de questionários e entrevista. O que levou a constatar-se que no processo de formação alguns discentes têm dificuldades de usar os documentos cartográficos, mesmo sabendo de sua relevância.
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