CARTOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: FORMAÇÃO E DIFICULDADES DOS GRADUANDOS

Autores

  • Edmara Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Junívio da Silva Pimentel Professor da Universidade do Estado da Bahia, campus VI, Caetité-BA

Palavras-chave:

Cartografia, Documentos cartográficos, Formação do professor

Resumo

A cartografia está presente no ensino de Geografia e como forma de comunicação entre os seres humanos. É uma ciência capaz de localizar, desvendar e auxiliar na análise do espaço geográfico. Muitos professores da Educação Básica têm dificuldade de associar os documentos cartográficos com os conteúdos da Geografia, refletindo em ensino-aprendizagem deficiente de conhecimentos para formação do aluno. A partir disso, esta pesquisa procura analisar as contribuições dos componentes da área de Cartografia para formação de professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI. Para tanto, elaborou-se referencial teórico baseado principalmente em Souza e Katuta (2001), Martinelli (2010) e Melo (2007), que discutem as contribuições da Cartografia para a Geografia Escolar. Na pesquisa documental destaca-se a análise do Plano de Curso de Geografia e os componentes da área de Cartografia no Curso de Licenciatura da UNEB, Campus VI.  Na verificação qualitativa e interpretativa da temática, realizou-se aplicação de questionários e entrevista. O que levou a constatar-se que no processo de formação alguns discentes têm dificuldades de usar os documentos cartográficos, mesmo sabendo de sua relevância.

Biografia do Autor

  • Edmara Silva Pereira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

  • Junívio da Silva Pimentel, Professor da Universidade do Estado da Bahia, campus VI, Caetité-BA

    Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor da Universidade do Estado da Bahia, campus VI, Caetité-BA.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 02/02/19.

______. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências Humanas e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

______. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

DUARTE, P. A. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2006.

FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo, SP: Oficina de textos, 2008.

MACEDO, R. S. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARTINELLI, M. Os fundamentos da Cartografia Temática: considerações metodológicas e críticas. In: ______ Mapas da geografia e cartografia temática. 5. ed. 2ª Reimpressão. São Paulo, SP: Contexto, 2010.

MELO, I. B. N. de. Proposição de uma cartografia escolar no Ensino Superior. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro-SP, 2007. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/104434/melo_ibn_dr_rcla.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 de junho 2018.

MENEZES, P. M. L; FERNANDES, M. C. Roteiro de Cartografia. São Paulo, SP: Oficina de textos, 2013.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. 1° ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.

ROSA, Roberto. Geotecnologias na Geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, 16, p. 81-90, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47288/51024>. Acesso em: 29 de maio de 2019.

SOUSA, José Gilberto; KATUTA, Ângela Massum. Geografia e conhecimentos cartográficos: a cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de mapas. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2001.

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Projeto de Renovação de Reconhecimento do

Curso de Geografia – Licenciatura. Caetité, Campus VI, 2013.

Downloads

Publicado

07-03-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARTOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: FORMAÇÃO E DIFICULDADES DOS GRADUANDOS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 104–121, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76558. Acesso em: 6 abr. 2025.