IMPORTÂNCIA E PROPOSTA DE SOFTWARES E FILMES PARA O ENSINO DE GEOGAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Talhany Cris Ferreira da Conceição Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Sílvia Helena de Castro Bessa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Palavras-chave:

Estudo, Recurso, Cinema, Aprendizagem significativa

Resumo

Esse estudo tem como objetivo apresentar propostas de softwares que incluem o filme nas aulas de Geografia na Educação de Jovens e Adultos-EJA. Considera-se uma pesquisa qualitativa, dedutiva e de levantamento bibliográfico de autores como Callai (2011), Castrogiovanni (2008) e Moreira (1994), que discorrem sobre a EJA. Diante disso, fortificamos a proposta com autores como Alves e Gomes (2016), Leal (2011), Messias (2019) e Moran (2009), que tratam da eficácia dos filmes e como esse recurso pode se tornar fundamental na EJA. Além disso, também são propostos softwares que possam contribuir no ensino e aprendizagem pela disciplina de geografia, entendendo os desafios postos frente a uma modalidade como a EJA, que necessitam de uma atenção e assiduidade frente às modificações do contexto escolar. Sendo assim, constatou-se a relevância do cinema e dos softwares como forma de contribuição para uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Talhany Cris Ferreira da Conceição, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

    Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, Campus Avançado de Pau dos Ferros.

  • Sílvia Helena de Castro Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

    Licenciada em Geografia pela UERN; Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, Campus Avançado de Pau dos Ferros.

  • Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

    Professor Doutor do Departamento de Geografia da UERN, do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE do Campus de Pau dos Ferros.

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Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

IMPORTÂNCIA E PROPOSTA DE SOFTWARES E FILMES PARA O ENSINO DE GEOGAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 174–186, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76440. Acesso em: 21 abr. 2025.