NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Tecnologias na Educação, Revisão Sistemática de Literatura, TICs, Sala de AulaResumen
O uso de tecnologias digitais no cotidiano cresce, tornando-se cada vez mais essencial no convívio social. A utilização das TIC's deixou de ser apenas para o lazer e pode ser considerada fonte de informação e transformação do real. Este trabalho faz um apanhado geral, em forma de revisão sistemática, de se e como essas novas formas de comunicar estão sendo apropriadas pelo ensino de Geografia. Através do levantamento e estudo das principais revistas brasileiras da área de ensino de geografia, ranqueadas pelo Qualis CAPES, percebemos que, dentre os parâmetros estipulados, apenas pouco mais da metade dos estados brasileiros possui algum artigo publicado sobre o assunto, e que a grande maioria está correlacionada à cartografia e à utilização de ferramentas como o Google Earth. O artigo conclui que o Brasil se insere nesse novo momento educacional, de maneira que educadores criam esforços e possibilidades para apropriarem-se de novos jeitos de abordar o mesmo ensino geográfico.
Referencias
ALMEIDA, Rosangela (Org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. 2ª ed. Tradução Maria Adriana
Véronese. Porto Alegre: Artemed, 2000
GOODCHILD, M. F. Twenty years of progress: GIScience in 2010. Journal of Spatial Information Science. Maine: University of Maine Press. v. 1, n. 1, p. 3-20, jan. 2010.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Technical Report
TR/SE-0401, Department of Computer Science, Keele University and NICTA. Keele, UK,
LEITE, W. S. Soares; RIBEIRO, C. A. Nascimento. A inclusão das TICs na educação
brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en
Educación, Bogotá, v. 5, n. 10, p. 173-187, jul./dez. 2012.
ROTHER, E. T. Revisão Sistemática X revisão narrativa. Editorial. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. V-VI, jun. 2007.
LEITE, W. Soares; RIBEIRO, C. A. do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, dez. 2012.
TIFFIN, John, RAJASINGHAM, Lalita. In: Search for the virtual class: education in an
Information Society. London : Routledge, 1995.
VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com: revista de ciências e tecnologias de informação e comunicação, Porto, n. 7, p. 60-85, 2008.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf. [online], v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf>. Acesso em: 03 de jun. de 2020.
XIAO, Yu; WATSON, Maria. Guidance on conducting a Systematic Literature Review. Journal of Planning Education and Research, v. 39, issue 1, p. 93-102, ago. 2017. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0739456X17723971>.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Eduardo Alves Machado, Tiago Barreto de Andrade Costa, Renato Abreu Lima

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.