NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Eduardo Alves Machado Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Tiago Barreto de Andrade Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Tecnologias na Educação, Revisão Sistemática de Literatura, TICs, Sala de Aula

Resumen

O uso de tecnologias digitais no cotidiano cresce, tornando-se cada vez mais essencial no convívio social. A utilização das TIC's deixou de ser apenas para o lazer e pode ser considerada fonte de informação e transformação do real. Este trabalho faz um apanhado geral, em forma de revisão sistemática, de se e como essas novas formas de comunicar estão sendo apropriadas pelo ensino de Geografia. Através do levantamento e estudo das principais revistas brasileiras da área de ensino de geografia, ranqueadas pelo Qualis CAPES, percebemos que, dentre os parâmetros estipulados, apenas pouco mais da metade dos estados brasileiros possui algum artigo publicado sobre o assunto, e que a grande maioria está correlacionada à cartografia e à utilização de ferramentas como o Google Earth. O artigo conclui que o Brasil se insere nesse novo momento educacional, de maneira que educadores criam esforços e possibilidades para apropriarem-se de novos jeitos de abordar o mesmo ensino geográfico.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Alves Machado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

  • Tiago Barreto de Andrade Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

  • Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Referencias

ALMEIDA, Rosangela (Org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, 2018.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. 2ª ed. Tradução Maria Adriana

Véronese. Porto Alegre: Artemed, 2000

GOODCHILD, M. F. Twenty years of progress: GIScience in 2010. Journal of Spatial Information Science. Maine: University of Maine Press. v. 1, n. 1, p. 3-20, jan. 2010.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Technical Report

TR/SE-0401, Department of Computer Science, Keele University and NICTA. Keele, UK,

LEITE, W. S. Soares; RIBEIRO, C. A. Nascimento. A inclusão das TICs na educação

brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en

Educación, Bogotá, v. 5, n. 10, p. 173-187, jul./dez. 2012.

ROTHER, E. T. Revisão Sistemática X revisão narrativa. Editorial. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, p. V-VI, jun. 2007.

LEITE, W. Soares; RIBEIRO, C. A. do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, dez. 2012.

TIFFIN, John, RAJASINGHAM, Lalita. In: Search for the virtual class: education in an

Information Society. London : Routledge, 1995.

VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com: revista de ciências e tecnologias de informação e comunicação, Porto, n. 7, p. 60-85, 2008.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf. [online], v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf>. Acesso em: 03 de jun. de 2020.

XIAO, Yu; WATSON, Maria. Guidance on conducting a Systematic Literature Review. Journal of Planning Education and Research, v. 39, issue 1, p. 93-102, ago. 2017. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0739456X17723971>.

Publicado

2022-09-04

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 24, p. 64–80, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76412. Acesso em: 2 apr. 2025.